Vem ser Feliz!


Alguém comparou os Salmos a um grande hotel. O Salmo 1 é a porta de entrada, a recepção e os demais 149 salmos são quartos desse hotel. Sendo um grande hotel, a julgar pela recepção o slogan do hotel divino é: vem ser feliz!


Felicidade sempre foi e é a busca do ser humano. Nessa busca por felicidade muitos se perdem em caminhos que trazem apenas infelicidade.


O salmista já na recepção do hotel divino diz: “Bem aventurado o homem...” (Sl 1.1).


Para a felicidade humana, o salmista destaca uma trilogia oposta. Não ande ... Não fique paralisado ... Não se sente ... (Sl 1.1). Tenha prazer na Palavra de Deus ... Medite dia e noite na Palavra ... Produza frutos no tempo de Deus ... (Sl 1.2-3).


Na busca da felicidade, não ande, não pare e não planeje, ou seja, não aceite as coisas que são contrárias a Palavra de Deus como fonte de felicidade. Afinal, a felicidade humana, nesse mundo e na eternidade está na Palavra de Deus.


As palavras do salmista foram parafraseadas por Paulo na carta aos Romanos: “não entre na forma desse mundo” (Rm 12.2).


Muitas coisas que aparentemente parecem trazer felicidade acabam causando dor e infelicidade. Um casamento aparentemente ruim, pode se tornar pior e muito doloroso na busca por felicidade numa traição. A fuga num vicio, ao que tudo indica, alivia a dor, causa mais estragos com o passar do tempo.


Dificuldades e problemas todos enfrentam. E diante dos sofrimentos e das situações árduas, tomar um caminho mau, ouvir um conselho que parece ser bom e planejar o mau e a vingança, torna-se uma boa alternativa.


A vida cristã não é perfeita. Ela só é santa e cristã por causa de Cristo e mesmo em Cristo, o cristão não está isento de sofrimentos. Os evangelistas destacam que mesmo estando Jesus no barco, ondas quase afundaram o barco.


Ser cristão, estar numa vida cristã, não significa uma vida tabajara: seus problemas acabaram. Pelo contrário, seus problemas começaram. Qual é o motivo em ser assim? O apostolo Pedro responde dizendo que nosso adversário, o diabo, é um leão que ruge desejando devorar o cristão e retirar a felicidade que Deus deseja para cada um (1Pe 5.8).


Deus quer a sua felicidade!

O problema é que na busca da felicidade, duas felicidades se opõem. A felicidade contrária a vontade de Deus e a felicidade oferecida e dada por Deus.


Na busca da felicidade, surgem dificuldades, e diante dessas, conselhos, caminhos e planos surgem para que a adversidade seja superada. Muitos acabam se deixando levar pelo conselho dos maus, tomam o caminho desviado e passam a fazer planos maléficos. Assim, a busca da felicidade torna-se o encontro da infelicidade.


Vem ser Feliz! Slogan do hotel divino.

Venha ser feliz: tenha prazer na Palavra de Deus ... Medite nisso dia e noite ... Produz frutos no tempo certo ... (Sl 1.2-3).


O objetivo do inimigo através dos seus servos é afastar-nos dessa felicidade. Assim, ao surgir um problema, os conselhos, caminhos e planos dos maus parecem ser melhor que a orientação da Palavra de Deus. O próprio Senhor Jesus disse para os seus que os mesmos enfrentariam perseguição, sofrimentos e dificuldades: “Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15.11).


Deus quer a sua felicidade e por isso o convida a ser feliz. Para isso, tenha prazer e medite na Palavra de Deus.


Na carta a Tito, coordenador da missão na ilha de Creta, Paulo escreveu para que nessa tarefa é preciso “estar apegado a Palavra” (Tt 1.9). Ao explicar-se sobre sua missão, Jesus disse: “Examinais as Escrituras” (Jo 5.39).


Examinais significa uma busca rigorosa, minuciosa, diligente e curiosa. É como garimpar ouro ou como um caçador na busca pela caça.


Os rabinos destacavam que uma montanha de matéria paira sobre cada palavra e cada capítulo da Bíblia. Tertuliano (pai da igreja do segundo século) exclamou: eu amo a plenitude das Escrituras.


Na busca por felicidade, caminhos alternativos a Palavra de Deus, conselhos contrários aos de Deus, e planos opostos ao da lei do amor, parecem ser atraentes e afastam muitas pessoas da verdadeira felicidade a qual Deus deseja aos seus.


A pessoa feliz medita na Palavra de Deus, ou seja, lê a Bíblia para si mesmo. Tira da Palavra orientação, condução e planos.


Assim como consultamos um manual quando algum objeto eletrônico estraga, é preciso consultar nosso manual, o deixado pelo nosso criador para nossa orientação, condução e planejamento.