Vale a pena servir a Deus?


Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus. O profeta Malaquias foi o último do AT. Quando pregou ao povo de Deus, fazia uns 100 anos que os israelitas tinham voltado para sua terra, depois de ter vivido muito tempo na Babilônia como exilados. Liderados por Esdras e Neemías, tinham reconstruído a cidade de Jerusalém e reiniciado o culto a Deus. Mas agora, uns 400 anos

antes da chegada do Messias prometido por Deus, o povo novamente estava longe do Senhor, com os sacerdotes relaxando em seu trabalho, o povo trazendo animais doentes e restos para ofertar a Deus, com homens se casando com mulheres pagãs, com a injustiça aumentando e a adoração a ídolos voltando.


Através de Malaquias, Deus repreende seu povo e o chama de volta ao caminho correto, a ser fiel a Deus em todas as coisas. Mas o povo reclama e diz: É inútil servir a Deus. De que nos adianta guardar os seus preceitos e andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? Em outras palavras, o povo estava perguntando: “Vale a pena servir a Deus?” Que pergunta, que povo ingrato! Depois de tantas bênçãos recebidas de Deus, como podiam perguntar isso?


Mas, não é essa a pergunta de muitos de nós também hoje? Será que somos muito diferentes do povo de Deus daqueles dias? Quando fizemos nossa confirmação ou profissão de fé, prometemos no altar servir a Deus até o fim de nossas vidas, confiar nele e viver sempre na verdadeira fé, sendo membros fieis na sua Igreja. Mas, quantas vezes com nossas palavras e ações nós estamos dizendo: “Não vale a pena servir a Deus!” Eis alguns exemplos:


- Quantos não acham importante estar sempre no culto para receber Cristo na Palavra e Sacramentos? - Quantos acham desnecessário ou inútil trazer ofertas de gratidão a Deus pelas bençãos recebidas? Ou, quando são abençoados com mais, não se lembram também de ofertar mais ao Senhor? Quantos acham que não vale a pena participar de um estudo bíblico, do grupo de jovens, servas ou leigos, de um congresso ou de outros encontros com os irmãos na fé? - Quantos acham que não têm porque ajudar nas atividades da Igreja e na sua missão de levar Cristo para mais pessoas? - Quantos pensam que depois da confirmação não precisam mais

estudar a Palavra de Deus nem desenvolver os dons que receberam de Deus?


Enfim, a pergunta “vale a pena servir a Deus?” está entre nós, disfarçada em outras frases, como “não tenho tempo”, “o culto é sem graça”, “tenho coisas mais importantes para fazer”, “preciso descansar”, “o pastor não me agrada”, “sou muito jovem para ir à igreja”, “sou muito velho”, “sou muito ocupado”, e assim por diante. Vale a pena servir a Deus? Vale a pena estar aqui hoje? Vale a

pena ler e estudar a Bíblia? O que ganhamos servindo a Deus?


O mundo nos faz analisar isso desta forma - o que vamos lucrar, o que vamos ganhar, que benefícios vamos receber em troca.


O povo em nosso texto diz: LER. Davi também diz no Salmo 73.12: Eis que estes são os ímpios; e, sempre tranquilos, aumentam as suas riquezas. Nós também somos tentados a pensar assim - afinal, para que servir a Deus, se os maus sempre se dão bem?


Por isso muitos só querem servir a Deus se ouvirem promessas de que Ele logo vai recompensá-los, dando tudo o que querem. Por isso alguns templos por aí estão cheios - porque ali se prega um Deus que deve nos dar tudo o que queremos: saúde, prosperidade material, vida tranquila e mansa. Ou seja, é Deus que deve nos servir! Vale a pena servir a Deus? Se buscamos riquezas e bens materiais, conforto e vida tranquila neste mundo, a resposta é não.


Mas, é isso que resume a vida de alguém? Jesus, em Lucas 12.15, diz que não: Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem.


Vale a pena servir a Deus? A resposta é sim, se olharmos para a vida e para Deus com os olhos da fé. O apóstolo Paulo diz: Porque andamos por fé e não pelo que vemos. Não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas. (2Co 5.7, 4.18).


Aqueles que viviam pela fé no tempo de Malaquias falavam uns aos outros. O SENHOR escutou com atenção o que diziam. Havia um memorial escrito diante dele para os que temem o SENHOR e para os que se lembram do seu nome (v. 16).


Nós que hoje vivemos pela fé e tememos o Deus verdadeiro falamos uns aos outros quando animamos e apoiamos uns aos outros como Igreja nos cultos, estudos bíblicos, encontros e visitas que fazemos uns aos outros. E isso Deus vê e ouve e no seu livro da vida nosso nome está registrado.


Antes nós estávamos perdidos e condenados por ser inimigos de Deus. Mas o Senhor, no seu amor profundo, nos comprou por meio de Cristo, morto na cruz por nós como ouvimos no evangelho de hoje. Então com seu ES nos chamou por meio do Evangelho e nos regenerou para sermos seus filhos, pela fé em Jesus.


Tudo isso e também nossa fé, nossa certeza da vida eterna e nossa vida santificada são presentes de Deus e nos levam a, em amor verdadeiro, servir: Servir a Deus e ao próximo cada vez mais e melhor, como filhos amados do Pai por meio de Cristo, por quem somos purificados em nossos pensamentos, palavras e ações. Isto é viver pela fé e crer, como diz o Salmo 46, que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Por isso, vale a pena servir a Deus!


Vale a pena porque ele nos serviu primeiro e nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, diz Paulo (Cl 1.13). Porque Ele mesmo, com seu ES, nos capacita, motiva e move a servi-lo com alegria, e porque ele diz: LER v. 17-18 Vale a pena servir a Deus porque Ele nos criou e salvou para isso, e é assim que a nossa vida tem verdadeiro valor e sentido, tem um rumo e um objetivo real.


Vale a pena servir a Deus? Sim porque todos nós recebemos muito de Deus e, cada vez que somos abençoados por Ele material e espiritualmente, ele deseja que nós sejamos uma fonte de bênçãos para as pessoas ao nosso redor, servos responsáveis e fieis no serviço do seu reino de salvação.


Então, vamos servir a Deus com alegria e dedicação, pois com ele está o perdão e a salvação, o consolo nesta vida e a certeza da vida eterna, vida que já vale a pena viver já aqui neste mundo. Vale a pena servir a Deus! Quando Cristo voltar veremos que valeu a pena ser fieis até a morte, receberemos a coroa da vida e ele nos dirá: Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo. (Mt 25.34). Então o próprio Jesus nos servirá com seu amor, eternamente. Amém.




Rev. Leandro D. Hübner -

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo