Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Uma viagem no tempo

É interessante como ficamos fascinados quando o assunto é viajar através do tempo, ao estilo da trilogia “De volta para o futuro”, filmes emblemáticos dos anos 80, ou ainda ao estilo da série “Dark”, disponível na Netflix, repleta de viagens misteriosas no tempo. Se fosse possível, você gostaria de voltar no tempo, a uma determinada época? Ou iria para o futuro, para descobrir como será a vida daqui a 100 anos?


Bem, tudo isto não passa de sonho e de ficção científica. Mas, neste clima de viagem no tempo, quero lhes convidar a apreciar um momento na vida cristã que nos remete praticamente a uma jornada através dos séculos. Falo da Santa Ceia, presente de Deus para nós, cristãos. Em, com e sob o pão e o vinho estão verdadeiramente presentes o corpo e o sangue de Jesus, dado para que tenhamos perdão, vida e salvação. Mas você já observou que a Ceia do Senhor nos conecta ao passado e ao futuro?


Ao recebermos a Santa Ceia somos ligados imediatamente ao passado. É como se viajássemos para aquela quinta-feira da paixão, à noite, e nos juntássemos aos discípulos para ouvir do próprio Salvador: “Isto é o meu corpo, isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados” (Mateus 26). É como se fossemos levados também para diante da cruz ensanguentada e, em seguida, para diante do túmulo vazio. Num piscar de olhos, ganhamos o que Cristo conquistou com sua morte e ressurreição: o perdão dos pecados. E, antes de abrirmos nossos olhos em 2020, é como se viajássemos por todos os séculos da era cristã, pelos mais diversos altares da história, onde a mesma Ceia foi celebrada pelos mais diferentes cristãos de todos os tempos e lugares. Que viagem fantástica!


Mas a Ceia do Senhor também tem o poder de nos conectar com o futuro. A Palavra de Deus nos orienta dizendo que “cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Coríntios 11). Diante do altar do Senhor, recebendo a Ceia, somos conectados ao Dia do Senhor, ao juízo final. E sobre nossas cabeças está não mais a fúria de Deus, pois estas já foram derramadas na cruz, mas a sua salvação. Através da Ceia, somos conectados ao novo céu e nova terra. É como se viajássemos para além do tempo, onde não há mais passado e futuro. Durante a Ceia, nos juntamos a todos os anjos e a todos os cristãos que repousam as mãos do Senhor e, em uma só voz entoamos um “amém” ao conteúdo da Ceia, ao centro da festa do céu, ao centro da salvação: O Cordeiro de Deus, Jesus. Na Ceia céus e terra se conectam para celebrar o Cristo. Que viagem fantástica!


Então fica a dica: a Santa Ceia nos conecta ao passado e ao futuro. Mas, com os pés bem firmes em 2020, lembramos que o poder da Ceia é para aqui e agora: perdão dos pecados. Um perdão que foi conquistado no passado, um perdão que nos garante um futuro maravilhoso.




Rev. Bruno Serves

9 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados