Tik Tok


É febre para os jovens, também para adultos. O Tik Tok é um programa com o objetivo de produzir vídeos curtos. E o conteúdo são vários: danças, brincadeiras, religião, animais sendo mostrados e humanizados, comicidade, propagandas de marcas, enfim, mensagens em poucos minutos. Poucos minutos, é, o pouco tempo é marca registrada da sociedade contemporânea. Aquela frase: "quero para ontem" é marca registrada. Velocidade que gera estresse, ansiedade, desgaste e outros. Pois é, o Tik Tok traz como característica principal o pouco tempo. Pouco tempo para fazer muito, expressar uma linguagem em tempo mínimo. O Tik Tok é uma janela aberta para o pedido de afeto. Afeto combinado com reconhecimento, ou seja, quero ser notado. Interessante é que o Tik Tok tem uma predominância de jovens, alguns adultos, mas muitos jovens. Fazendo apresentações de inúmeras maneiras, eu já mencionei algumas em linhas anteriores.

Jovens que querem reconhecimento imediato, isto é, por meio de alguns sorrisos e gracejos, o jovem quer o "legalzinho" em forma de coração apertado, ou seja, afeto recebido com sucesso. Penso que o Tik Tok fala muito sobre as realidades familiares. Pense comigo, leitor: Tik Tok é uma espécie de caça reconhecimento instantâneo, como deve estar o tempo dos pais e filhos? Será que eles possuem um tempo longo de afeto e relação? Ou tudo instantâneo e virtual? Olha, como eu falei: o Tik Tok fala muito das pessoas. Ele é o reflexo das relações humanas. É o pedido por atenção, por um olhar a mais.


Você já deve ter visto inúmeros animais: cachorro, gato, passarinho e outros em situações um tanto humanas: roupas, danças, etc. Claro, além do achar 'bonitinho", cenas assim tem um tanto de fantasia. Quem sabe para extravasar uma frustração, por exemplo: um bichinho que está vestido de chef de cozinha e erra e acerta receitas. É a pessoa que está tentando organizar algo interno dela, quem sabe esse algo a machuque e, sendo assim, procura aliviar o sentimento na fantasia, isto é, um bichinho fofo fazendo comida.

O Tik Tok é curto? Sim, mas mostra longos sentimentos e suas contradições. É importante cuidar, sabe, leitor. Se você têm filhos, filhas, acompanhe o que ele ou ela produz. A produção pode ser sinal de ausência de algo, quem sabe um pouco mais de atenção. O chamado "bonitinho" mostra muito, ele mostra o não "bonitinho" nas entrelinhas. O Tik Tok carrega muitos gritos de socorros, isto é, ausências e tempos mínimos. Os gritos estão lá, eles duram alguns segundos, estejamos com os ouvidos atentos.





Rev. Artur Charczuk

13 visualizações0 comentário