top of page
Mulher orando

Mensagens

Seguir por amor


Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus. (Rm 7.6)


Todos nós de alguma ou de outra forma gostamos de Lei. Gostamos que haja algo que nos direcione e diga o que devemos fazer ou deixar de fazer. É de nossa natureza, querer legislar, e não só querer mas também ser um legislador. E é devido a isso que surge tantos julgamentos que lançamos sobre outras pessoas. Gostamos de julgar os outros e nossa própria vida, seja se ela esteja certa ou errada. Porque partimos de uma lei que foi criada por homens ou pelo próprio Deus que orienta o viver.


Em nosso texto, Paulo ao explicar que quando você tem um compromisso firmado na lei, você está atrelado a ele até que um morra, isto ele está falando a com respeito lei do casamento, que orienta que se fique juntos até que a morte os separe. Quando um do conjugue morre, você está livre da lei do casamento, pois a lei do casamento morre junto. Paulo está falando tudo isso para se fazer entendido o que é a vida cristã uma vez que estamos com Cristo. Isso tudo para dizer a nós que a lei não tem mais domínio sobre nós. Quem está em Cristo tem a liberdade da lei.


Explicando mais a fundo, está livre da Lei no sentido de tentar cumpri-la para ter o céu. E eu preciso lhe dizer que nossa salvação não é mais pela obediência a lei de Deus, que muitos ainda acham que é. Preciso obedecer a vontade de Deus para ser aceito por ele, ou para ter um lugar no céu! Não é mais pela Lei, e nunca foi, é pela obra de Cristo na Cruz!


Por mais que achamos que cumprimos a Lei de Deus em parte e com isso somos merecedores do céu. A salvação sempre foi pela graça de Deus, àqueles que confiaram na misericórdia de Deus, são aceitos por Deus. Porque, ninguém cumpre perfeitamente a lei. Só um foi capaz de fazer isso: Jesus Cristo. E o que Deus deseja é 100% de cumprimento. Isto só Jesus pôde fazer! Quando nos agarramos à Jesus em fé. O cumprimento dele passa a ser nosso, os méritos de Jesus, passam a ser meu e seu. E por isso que Deus nos aceita.


Amados irmãos, por isso que a vida cristã é viver de forma livre, sem mesmo precisar se preocupar com o cumprimento da Lei de Deus para ter o céu.


E se eu voltar um pouco mais no tempo, lembro a vocês que Deus sempre desejou uma obediência por amor, não por obrigação, ou por medo de sua Lei. Lembra do acontecimento no Jardim do Éden? Deus colocou uma árvore em meio ao Jardim, lá eles tinham a capacidade de escolher, entre comer do fruto, ou não comer. Era uma única árvore, tinham inúmeras outras, Adão e Eva tinham a oportunidade de escolher em não comer, e assim estariam escolhendo servir a Deus por amor. Pois se lá não estivesse aquela árvore, seria uma obediência por obrigação, pois não se teria opção. Deus a coloca pra testar sua obediência por amor.


Uma vez que Adão e Eva pecaram perdeu a capacidade de escolha, e tendemos agora a apenas escolher o errado. O contrário a vontade de Deus. Logo, por isso que ninguém cumpre a lei de Deus.


Assim sendo, Deus precisou pisar na terra pra resolver nosso problema e pagar o preço do jugo da Lei, e mostrar o que é o amor, o que é um servir em amor. E Jesus fez isto muito bem! Cumpre a vontade de Deus, morre por quem não merece e doa a nós a vida eterna. Por isso, como não amar um Deus que serviu a nós, dando o céu de graça a todo aquele que nele crê?


Por isso que Paulo diz: Somo livres para servir a Deus agora! Amado irmão e irmã! Você é livre pra escolher servir a Deus por amor. Você é livre pra seguir Jesus, ou deixar de seguir. Por isso que nos evangelho Jesus diz: Vim para trazer divisão. Isso porque muitos vão seguir, outros não vão seguir, muitos vão querer ouvir, outros não. Isso acontece dentro de casa! Jesus não obriga você a segui-lo. Mas ele diz, se seguir por amor, vai ter uma grande festa no céu e com certeza você poderá desfrutar desta festa quando deixar este mundo. Permita que o Espírito Santo, toque no seu coração, e o leve a amar Jesus e segui-lo por amor! Amém.




Rev. Gabriel Boldt

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page