top of page
Mulher orando

Mensagens

Quarta-feira de cinzas e Quaresma


A Quaresma é um período do ano litúrgico da Igreja Cristã de arrependimento e preparação para a celebração da Páscoa. É tempo para nós, cristãos, meditarmos profundamente na obra de Jesus - o preço da nossa redenção. A duração da Quaresma é de 40 dias, lembrando os 40 dias de chuva no dilúvio de Noé (Gênesis 7), os 40 anos de peregrinação dos israelitas no deserto (Números 14) e os 40 dias da tentação de Jesus no deserto (Mateus 4).


A Quaresma começa, no entanto, 46 ​​dias antes da Páscoa, e não 40. Isso porque os domingos desse período não estão incluídos, pois Jesus ressuscitou dos mortos em um domingo e, portanto, esse dia é sempre um dia de festa. O primeiro dia da Quaresma é chamado de Quarta-Feira de Cinzas, devido à prática que remonta ao Antigo Testamento de cobrir-se com cinzas como sinal de contrição e arrependimento. Nesse dia, muitos cristãos recebem em suas testas o sinal da cruz feito de cinzas. O pastor faz o sinal da cruz com as cinzas e diz: "Tu és pó e ao pó tornarás" Gn 3.19.


Em muitas congregações da Igreja Luterana, no Brasil e no mundo, é observado esse antigo costume da Igreja Cristã. As cinzas em forma de cruz são um lembrete físico poderoso de nossa pecaminosidade e finitude, no qual reconhecemos nosso pecado como um verdadeiro problema e Jesus como a única solução. Ao receber as cinzas, lembramos que nosso Senhor Jesus assumiu a plenitude de nossa humanidade. Aquele que não tinha pecado tomou sobre si o nosso pecado. Jesus, o Cristo, foi crucificado em uma cruz e pagou a nossa dívida. Ele foi crucificado por você e por mim. Jesus venceu a própria morte por meio de Sua ressurreição. Ele ressuscitou por nós. Ao fazer isso, Ele pegou as cinzas do nosso passado e criou em nós uma nova vida, permitindo-nos viver para sempre na santa presença de Deus! Ele redimiu Seus filhos, tornando-nos limpos e novos. Por meio da cruz de Cristo, o poder da morte foi destruído. Através da cruz há vida!


Em muitos cultos luteranos da Quarta-Feira de Cinzas, a Ceia do Senhor segue-se imediatamente ao recebimento das cinzas. Nós, que antes estávamos mortos em nossos pecados, nós que merecemos morrer, chegamos à mesa do Senhor literalmente carregando a cruz de Cristo. E na mesa do Senhor, aqueles que se humilharam diante do Senhor, que admitiram seu pecado, que sabem que merecem a morte, recebem a nova vida que só é encontrada através do corpo e sangue de nosso amado Senhor Jesus. Na mesa do Senhor, aqueles marcados com a cruz de Cristo são levantados, fortalecidos pela misericórdia, amor e graça de Deus, e enviados ao mundo para proclamar as boas novas! Neste período de Quaresma, viva em arrependimento e fé em Cristo, desfrutando do perdão e da nova vida que Ele lhe concede. Abençoado tempo de Quaresma a todos nós!



Rev. César Augusto Delgado

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page