top of page
Mulher orando

Mensagens

Por que, Senhor?


Jó 1:12 – Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão.


Nem sempre estamos preparados para enfrentar perdas e revezes na vida e, quando acontecem, logo surge a pergunta: Por que, Senhor? Por que, comigo? Na verdade, nunca estamos preparados para as provações. Foi o que aconteceu também com Jó. Ele não estava preparado para tanta desgraça de uma só vez. E quem estaria? Entre seus vários “porquês”, um deles foi: “Por que fizeste de mim um alvo para Ti, para que a mim mesmo me seja pesado?” (Jó 7:20).


Jó não sabia o que sabemos hoje por meio da Bíblia: Ele foi posto como espetáculo diante do Universo para refutar as acusações de Satanás de que ele servia a Deus por interesse e que Deus era injusto. Mesmo perdendo tudo o que tinha de um dia para o outro, Jó continuou sendo fiel a Deus. Finalmente, Deus mostrou a Jó que Ele pode usar o sofrimento para o bem do homem, transformando suas provações em bênçãos.

Quando o Senhor esclareceu tudo para Jó, ele sentiu sua pequenez diante do Criador e ficou satisfeito. Então, Deus o orientou a interceder pelos amigos em oração. Enquanto orava, diz a Bíblia, “mudou o Senhor a sorte de Jó”, curando-o e devolvendo-lhe em dobro tudo quanto possuía anteriormente.


Deus não respondeu a Jó o “porquê” das coisas que lhe aconteceram. Provavelmente, Jó nunca ficou sabendo que fora o centro das atenções do Universo, ao ser disputado por Deus e por Satanás na luta entre o bem e o mal. Pelo menos, a Bíblia não diz nada a respeito. Mas, também, isso não é o mais importante. O mais importante é que, em meio a todas as tribulações, Jó não abandonou a fé e não se revoltou contra Deus.


Não é pecado perguntar sobre o “porquê” das coisas. Jesus também perguntou ao Pai: “Por que Me desamparaste?” Para nós, seres humanos, o mais importante não é tanto o “porquê”, mas o “para que”. Qual é o propósito que Deus tem em vista ao permitir que certas coisas nos aconteçam? Que lição devo aprender através da minha experiência? Não nos esqueçamos de que Deus é capaz de transformar a maldição em bênção, o aparente fracasso em vitória.


Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:


Obrigado, Senhor, porque mesmo não entendendo as coisas que acontecem em nossa vida, sabemos que estás ao nosso lado, pronto para nos ajudar, para segurar a nossa mão e atravessar o caminho difícil sem desistir, sem vacilar. Obrigado por Tua companhia, Pai. Em nome de Jesus, amém!


Rev. Amilton Menezes

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page