top of page
Mulher orando

Mensagens

Os olhos são as janelas da alma

É, uma coisa é fato, meus amigos leitores, mas como estamos olhando mais para os olhos, né. Parece que todos os sentimentos foram encaminhados para a visão. Com o advento das máscaras, antes tidas como exclusivas da área médica, elas tapam o rosto a partir dos olhos para baixo, não permitindo perceber o rosto por inteiro e, consequentemente, não percebendo o sentimento por inteiro. A fala está mais abafada, devido o uso da máscara, algumas palavras são difíceis de entender, o movimento das bochechas também estão cobertos, sorriso coberto, tudo parece mais complexo.


Sendo assim, os olhos são o desvelar neste tempo de pandemia. Eles são os comunicadores mais fiéis do ser humano. Seja qual for o local: trabalho, na padaria, na fila da lotérica, os olhos são a recepção do homem, você percebe os humores passando: arregalados, comprimidos, sérios, marejados, enfim, os olhos estão falando muito.


Já foi dito certa vez: "o coração é a janela da alma." Agora podemos mudar um pouco: os olhos são as janelas da alma, fontes inesgotáveis de emoções e reações. Eles são parte essencial da comunicação em tempos pandêmicos. Que coisa, né, leitor, como as coisas mudaram, antes da pandemia, olhar nos olhos era algo raro, muito raro. Antes da pandemia, dar um oi ou um tchau era dado já olhando para outro local, isto é, olhando para os próximos compromissos: agora tenho que fazer isso, mais isso, depois aquilo e assim por diante. Tudo era tão automático, fragmentado, inviolável, ou seja, tenho que fazer minhas coisas, os outros são secundários.


E hoje o ser humano está aí, olhando para os olhos do outro, do próximo, criando pontes invisíveis de um olhar para o outro. Como é bom olhar para outro, entender o outro a partir de um olhar, dos olhos. Jesus olhou nos olhos tantas vezes, aliás, sempre. O Filho de Deus, além dos gestos e palavras, sempre acolheu com o olhar. Olhar que acolheu o ser humano por inteiro, sem preconceitos ou desconfianças. Jesus acolheu o pecador com o olhar, continua até hoje, até os dias vindouros. Olhemos, meus irmãos, expressemos o amor de Jesus no olhar. Pois o Salvador olhou para o mundo por meio do perdão, salvação e vida eterna. Jesus olha por nós, ele não precisa de máscara para tornar o olhar algo excepcional, não, ele é o suficiente Deus, Deus por nós. Sim, meu querido leitor, algo te digo: os olhos são as janelas da alma.




Rev Artur Charczuk

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page