Meus amigos: os discípulos estavam escondidos em casa, com muito medo de serem julgados pelo povo. Mas é interessante lembrar que Tomé não estava lá quando Jesus apareceu para os seus discípulos. Ele não viu o Senhor no primeiro momento como os discípulos viram. Jesus veio até eles para restaurar a fé dos mesmos. Estavam completamente incrédulos diante da situação. E eles viram o Senhor e se alegraram com sua presença, Cristo trouxe para eles tudo o que eles precisavam, ou seja, esperança para continuarem com o anúncio do evangelho.
Alegres, eles foram contar para Tomé sobre a maravilhosa notícia, Jesus está vivo, o sepulcro está vazio. Mas eis que vemos o primeiro ato de Tomé: incredulidade. Ele não creu no Salvador, aliás, ele somente creria se visse Jesus e tocasse em suas feridas.
Oito dias se passaram e os discípulos estavam reunidos e com eles estava o incrédulo Tomé. Claro, vale ressaltar que, humanamente falando, Tomé também estava com medo, apavorado com tudo que estava acontecendo, enfim, no entanto o quadro incrédulo de Tomé muda, o segundo ato começa a se revelar, o Senhor está no meio deles. Tomé o vê, Jesus oferece suas feridas para ele tocar, o que resta das palavras de Tomé são: "Deus meu e Senhor meu." Segundo ato revelado, temos um outro Tomé, um Tomé que confessa a Jesus. Que mudança! A fé dele foi devolvida por Jesus. Tomé, antes confessando a si próprio, agora acerta o alvo, Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Eu estava pensando: como é comum a gente ouvir por aí, né: sou que nem Tomé, só acredito vendo! O segundo ato de Tomé, pelo menos eu nunca ouvi por aí. Sim, meus leitores, o primeiro ato de Tomé revela a natureza humana, mostra o ser humano tal como ele é, tal como somos. Precisamos ver para crer! Duvidamos de tudo, duvidamos de Deus. Em síntese, é o pecado que carregamos. Mas vejamos o segundo ato de Tomé, temos Tomé que redireciona sua confissão, ele não está mais no centro, é simplesmente Jesus, o Deus que ressurgiu da morte. Meu Deus e Senhor, palavras que revelam o homem dependente do Criador. Oremos continuamente meus irmãos, oremos para o Espírito Santo para que nossas vidas sejam moldadas pela confissão. Por meio da confissão, o ser humano, por meio do próprio Jesus, adquire perdão, salvação e uma vida com Deus. O primeiro ato é o mundo e suas contradições, mas o segundo ato leva o indivíduo para o caminho certo, reto, ou seja, Cristo Jesus, o Deus que ressuscitou.
O primeiro ato de Tomé revela que o ser humano necessita confessar a Cristo como seu suficiente Deus e Senhor. Sendo assim, amigos: que Jesus esteja em todos os nosso atos, seja ele o nosso ato, ato de Deus em nossos pequenos atos, atos que precisam do cuidado de Cristo Jesus.
Rev. Artur Charczuk
Σχόλια