top of page
Mulher orando

Mensagens

Olhe para a cruz


Você já observou que ao longo das rodovias existem cruzes. No alto das igrejas existem cruzes. Sobre o altar de cada congregação está uma cruz. Nos cemitérios, ou à beira das estradas, uma cruz significando sinal de morte. Ali se encontra a lembrança de alguém que morreu. Há ainda a cruz feita de ouro, de prata, com pedras preciosas, expressando a beleza de uma joia exibida por alguém que comprou como um adorno. Todas estas formas de usar uma cruz são de fato formas criativas da rica imaginação humana. Enfim, ela se popularizou de uma forma grandiosa.


Jesus carregou esse instrumento de castigo. Percorreu o trajeto até o Gólgota a pé carregando a sua própria cruz. Tão pesada para quem já estava flagelado, foi necessário alguém ajudá-lo a carregar. Ao subirem-no na cruz, não o amarraram, mas o pregaram com cravos nos pés e mãos. Ficou suspenso na cruz por seis horas, quando morreu. Como diz a música: “Se aquela cruz falasse como Cristo morreu, / Daria a todos nós maior lição de amor. De sangue foi manchada, os pregos suportou, / Ergueu sobre o Calvário Jesus Salvador." Não temos palavras para expressar o sofrimento que Jesus vivenciou naquele momento ao carregar a sua cruz.


Mas que significado tem a cruz, para as pessoas de nossa geração? O que significa uma cruz, para mim e para você? É preciso não perder de vista o significado mais profundo da cruz. Jesus revelou o significado da cruz em sua vida e morte. Ela é símbolo de sacrifício e de morte de nossa redenção, salvação, vida, perdão, consolo que Cristo obteve por nós. Ele venceu Satanás na cruz. Que grande consolo: A morte na cruz significou o esmagamento da cabeça da serpente. Foi na Cruz que ocorreu a maior prova de amor que já existiu, onde o próprio Deus deu a vida de seu Filho único para nos salvar. Nós fomos libertos na Cruz! Por isso, ela é o sinal de nossa redenção, salvação, vida, perdão, consolo que Cristo obteve por nós Diante dessa simples e grandiosa revelação, faz-se necessário compreendermos e não perder de vista o significado mais profundo da cruz.


Também temos cruzes a carregar. A nossa vida é rodeada de cruzes, as quais nem sempre as tomamos, nem sempre as assumimos, nem sempre aceitamos. Algumas são cruzes pequenas outras são grandes e visíveis. Carregamos, sim, tais cruzes, mais reclamando e blasfemando. O que é preciso é que cada um carregue a sua cruz. E Jesus nos diz como ele carregou a maior e mais difícil de todas as cruzes, quando morreu no alto do calvário. O justo pelos injustos, o santo pelos pecadores, para nos levar até Deus. Jesus nos diz como é que podemos ter forças para carregá-la: seguindo Cristo pela fé.


Que cada um de nós, ao ver uma cruz, seja ela pequena, grande, bonita, feia, tosca , lisa, lembrem-se: ela representa algo para cada um de nós: a nossa salvação. Que este sinal sirva de consolo vida e esperança durante a nossa vida diária.


Que Deus lhe dê sempre força e coragem para enfrentar os desafios em sua vida.! A bênção de Deus!





Pastor Alcemar Cabreira

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page