top of page
Mulher orando

Mensagens

O Santo Batismo - Parte VII: "Sem preconceitos"

Jesus Cristo tornou possível que todas as pessoas partilhassem dos benefícios de seu Ministério da Reconciliação (2Coríntios 5. 18-19). Deus não faz distinção de pessoas com base nas distinções da sociedade (Isaías 46.4, São Lucas 18. 15-16, São João 4.7 e Atos dos Apóstolos 10.28). Da mesma forma, quando o SENHOR concede o Dom da Fé, ele também não faz discriminação com base na idade, incluindo criancinhas de colo (São Mateus 21.16 e Atos dos Apóstolos 2.38-39).


Como as crianças são concebidas e nascem em pecado (Salmo 51.5) e precisam ser salvas, o Santo Batismo se torna de grande importância (1Pedro 3.21). Enquanto elas ainda não podem responder verbalmente à pregação do Evangelho, elas podem ser colocadas sob o Espírito Santo através deste Meio da Graça (São João 3.5).


Através do Santo Batismo, o Bom Pastor resgata suas ovelhas. Não são elas que o procuram ou decidem, por conta própria, ir até ele. Cada um de nós veio a receber a Fé apenas após termos sido envolvidos pelo amor de Deus (Efésios 2.8). E o primeiro "beijo" desse amor foi dado em muitos de nós quando ainda nem estávamos aptos a refletir sobre o fato de que o recebemos no Santo Batismo, quando ainda éramos crianças de colo.


A Salvação e a presença da Fé em cada indivíduo são totalmente o resultado da ação do Espírito Santo (1Corintios 12.13), como seu Dom não merecido. Assim, Jesus ensinou aos seus seguidores: "Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi" (São João 15.16). E igualmente pregou o Apóstolo Paulo: "Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios" (Romanos 5.6).


Cada ser humano é tão indefeso e dependente de Deus quanto um bebê recém-nascido. Como pecadores, todos nós estávamos espiritualmente "imundos", como "trapos de imundícia" (Isaías 64.6), mas Deus veio para nos lavar em suas águas batismais. Tanto a criança de colo como o adulto, ricos e pobres, homens e mulheres. Todos se encontram sob estas palavras: "E o que você tem que não tenha recebido?" (1Coríntios 4.7). Por essa razão, a Fé salvadora é aquela que descansa nos méritos de Cristo. Esta Fé não é uma resposta produzida pelo ser humano, ao contrário, é o presente dado ao coração humano que é agarrado pelo próprio Espírito de Deus!




Rev. Helvécio José Batista Júnior


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page