top of page
Mulher orando

Mensagens

O Santo Batismo - Parte VI: "O Encontro"

O Santo Batismo é um Meio da Graça, através do qual, o ser humano recebe o Dom do Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 2.38). Em tese, o Santo Batismo traz o Espírito Santo até o homem, o Espírito Santo traz esse homem até Cristo, assim como Cristo é o Caminho até o Pai Celestial (São João 14.6).


Um exemplo que as Sagradas Escrituras usam para explicar como esse encontro do SENHOR com o ser humano acontece é a relação matrimonial. Através do Santo Batismo, o ser humano passa a fazer parte da Igreja de Deus e por isso, o próprio Jesus Cristo está pessoalmente em uma comunhão com a sua noiva (Efésios 5.32 e Apocalipse 21.2).


O Apóstolo Paulo ensina que Cristo fez a sua noiva digna de sua presença porque ele a purificou "por meio da lavagem de água pela Palavra" (Efésios 5.26).


Através deste maravilhoso Meio da Graça, que estabelece este encontro sem igual, Deus continua a acrescentar membros à sua família, assim como a circuncisão uma vez fazia (Colossenses 2. 11-12). Por causa disso, o Santo Batismo é o Meio através do qual o Espírito Santo realiza o novo nascimento (São João 3.5), é o lavar regenerador e renovador (Tito 3.5), e também, como era ensinado na Igreja Primitiva, ele é o "ventre" da Igreja, na qual seus filhos são gerados.


Nas águas do Santo Batismo, a família de Cristo em todo o mundo é aumentada e unificada, como afirma o Apóstolo Paulo: "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo" (1Coríntios 12.13). Por esse motivo, Jesus Cristo disse aos seus Apóstolos antes de ascender aos Céus: "Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (São Mateus 28.19).




Rev. Helvécio José Batista Júnior


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page