top of page
Mulher orando

Mensagens

O Santo Batismo - Parte IV: "O Segredo"

Qual o segredo deste poder milagroso do Batismo?


O segredo do poder do Santo Batismo encontra-se na verdade bíblica simples que o bem-aventurado Dr. Martinho Lutero explicou: "O Batismo não é apenas água simples, mas é água compreendida no mandamento divino e ligada à Palavra de Deus" (Catecismo Menor). É isso! Água simples divinamente ligada à Palavra de Deus, que é uma Palavra poderosa e que concede vida! (São João 6.63).


Cada vez que o Diabo nos tenta para que duvidemos que Deus pode agir através de água simples ligada à sua Palavra, precisamos que os nossos corações tenham a confiança renovada pelo testemunho das Escrituras (São João 5.39).


O Antigo Testamento, por exemplo, fala sobre o general do exército sírio, de nome Naamã, o qual havia sido atingido pela doença mortal da lepra. Quando uma das servas de sua casa, uma menina raptada da terra de Israel, lhe falou que havia um profeta em Israel chamado Elias que o podia curar, Naamã decidiu visita-lo. O profeta Elias disse ao general que fosse e se lavasse sete vezes no Rio Jordão. Assim como as pessoas que hoje ridicularizam o poder do Santo Batismo, o orgulhoso general se recusou. Ele zombou do conselho, dizendo que as águas de sua terra eram melhores para se lavar. Finalmente, o general fez como Elias havia mandado e assim recebeu a cura que o profeta prometeu (2Reis 5. 1-14).


Naturalmente, o Rio Jordão em si mesmo não tinha o poder para curar Naamã da lepra, mas o poder da água que o purificou era a ordem e a promessa do SENHOR através do profeta. A Palavra vivificadora de Deus, divinamente ligada à Palavra, produziu o resultado purificador!


A mesma coisa acontece no Santo Batismo! Como o bem-aventurado Dr. Martinho Lutero também escreveu: "A água do Batismo é água divina. Não que ela em si mesma seja mais nobre que outra água, mas porque se lhe acrescentam a Palavra e o mandamento de Deus" (Catecismo Maior IV, 4). Em outras palavras, a água do Santo Batismo é um envelope, dentro do qual a Palavra de Deus é inserida, tal como uma noz dentro da casca (Artigos de Esmalcalde, III, V, 1).




Rev. Helvécio José Batista Júnior


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page