top of page
Mulher orando

Mensagens

O Santo Batismo - Parte II: "Apenas Deus"


O ensinamento a respeito do Santo Batismo sempre gerou muitos questionamentos e até controvérsias. Para alguns, o Batismo é uma cerimônia centrada no homem, e assim é visto como um ato exterior do ser humano significando sua decisão de aceitar Jesus. Para outros, no entanto, o Batismo é centrado em Deus, porque as Sagradas Escrituras ensinam claramente que apenas Deus, e jamais o homem, pode iniciar e realizar o ato de Salvação (São João 1. 12-13; 6. 44-45 e Romanos 9.16).


De acordo com as Sagradas Escrituras, o Santo Batismo é o milagroso ato salvador de Deus. Aqueles que reconhecem este poder salvador do Batismo se alegra neste "lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" que dá vida (Tito 3. 4-8).


Em discussões sobre este Meio da Graça não é raro ouvirmos alguém dizer: "uma criança não pode ter Fé, mas um adulto sim". Não é verdade! (Salmo 8.2 e São Mateus 21.16). Se a Fé é uma coisa que pode ser feita ou realizada por um grupo etário e outro não, então a Fé nada mais é do resultado da obra do homem. Porém, as Sagradas Escrituras ensinam enfaticamente que a Fé é um dom, um presente de Deus; ou seja, é fruto da Graça de Deus (Atos 2. 38-39 e Efésios 2.1, 8). "Ora, para quem trabalha, o salário não é considerado como favor, mas como dívida. Mas, para quem não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua Fé lhe é atribuída como Justiça" (Romanos 4. 4-5).


Ainda existem aqueles que tentam desacreditar o poder salvador do Santo Batismo, dizendo: "mas as crianças não podem ter uma Fé consciente". Acreditar em algo assim seria o mesmo que dizer que uma pessoa inconsciente ou dormindo perde ou deixa de ter Fé.


Para um cristão, crer no poder salvador do Santo Batismo é muito mais do que simplesmente estar certo quanto ao ensinamento. É muito mais! É perceber, e experimentar, através da Fé, o poder da Ressurreição (Romanos 6. 4-11 e Filipenses 3.10).




Rev. Helvécio José Batista Júnior


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page