Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

O Santo Batismo - Parte I: "Em Cristo"


As Sagradas Escrituras nos ensinam que Jesus Cristo, através de sua morte e ressurreição, rompeu o poder de Satanás sobre nossas vidas (Colossenses 1. 13-14). Nós agora podemos viver cada dia em vitória sobre Satanás "por meio de nosso Senhor" (1 Coríntios 15. 56-57). E isto se torna real para nós quando somos unidos "em Cristo".


A chave, portanto, para uma vida de vitória sobre o diabo, e consequentemente, o mundo e até nossa própria carne é o estar "em Cristo". Nessa linha, o Apóstolo Paulo ensina que nossa vida "está oculta juntamente com Cristo, em Deus" (Colossenses 3.3).


Se é tão necessário estar "em Cristo", então a questão mais importante na vida passa a ser: Como nos tornamos "em Cristo"?


As Sagradas Escrituras nos dão a resposta: "Será que vocês ignoram que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos sepultados com ele na morte pelo Batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição" (Romanos 6. 3-5). "Porque todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revestiram" (Gálatas 3.27).


O Santo Batismo não é um mero ritual ou cerimônia, e muito menos uma tradição de homens. O Santo Batismo é uma instituição de Deus e ensinado claramente em sua Palavra. Por isso, no Santo Batismo é Deus que está agindo, trazendo-nos para dentro de sua família. Através deste Meio da Graça, Deus milagrosamente nos une a Cristo, ou seja, somos tornados "em Cristo", e "se alguém está em Cristo, é nova criatura" (2 Coríntios 5.17).


Jesus, por tudo isso, ensina e ordena o Santo Batismo para todas as pessoas (São Mateus 28.18), e assim, desde os tempos do Novo Testamento famílias inteiras eram batizadas (Atos dos Apóstolos 16.33).


Através do Santo Batismo somos milagrosamente unidos com Cristo, a sua morte e ressurreição. Por isso, é através deste Presente que Deus nos concede a certeza da vitória sobre Satanás, a força para uma vida diária de alegria e perseverança e a esperança concreta da ressurreição "em Cristo" para a Vida Eterna!

Amém!




Rev. Helvécio José Batista Júnior


0 visualização
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados