top of page
Mulher orando

Mensagens

O Esconderijo do Altíssimo

O Salmo 91 é também chamado de SANTO 91. Pessoas colocam suas bíblias em lugar estratégico abertas nesse salmo para adquirir imunidade contra qualquer tipo de doença como se ele tivesse “palavras mágicas” para todo tipo de infortúnio. Na verdade, o Salmo 91 é uma belíssima oração de confiança em Deus e serve como nossa oração em todos os momentos, particularmente quando enfrentamos tantos temores como nesses dias de pandemia


“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (Sl 91.1,2). Sei que a NTLH e a bíblia de Jerusalém usam para o termo “proteção” a palavra “esconderijo”. Como a gente procura um lugar seguro para se proteger quando está com medo gostei do esconderijo. Mas onde fica este esconderijo de Deus? A Bíblia garante que Deus está presente e sustenta o mundo com sua Palavra, a mesma que ordenou surgir a luz e ela apareceu. Por essa Palavra ele acusa o nosso pecado pela Lei e transmite os benefícios de Cristo pelo Evangelho, chamando-nos à vida de fé. Continuamos sendo inteiramente dependentes dele. No esconderijo de suas promessas nós podemos descansar sem medo.


O propósito do Salmo é inculcar a fé firme pois Deus é confiável. Só nesse primeiro versículo há quatro títulos para Deus: Altíssimo, Onipotente, Senhor, Deus. Sua fidelidade está alicerçada no seu próprio coração: “Ele livrará você”. Este livramento é descrito com quatro termos significativos: esconderijo, sombra, refúgio e fortaleza. Enfim, um lugar para se esconder, descansar, se proteger e se defender. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente é uma pessoa que tem relação muito íntima com Deus. Os pronomes que aparecem no Salmo mostram essa intimidade. É um salmo apropriado para esse momento de medo que enfrentamos por causa do COVID -19, pois tem dupla dimensão: fala das qualidades de Deus e dos efeitos que elas têm na nossa vida.


Estamos vivenciando vendavais em meio ao medo presente e as incertezas futuras. O interesse por notícias de medicações e vacinas nos dão uma ideia do temor que nos inquieta. Precisamos que Deus nos abrace e nos envolva em seu esconderijo. O Salmo nos convida a esta confiança: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”




Rev . Edgar Lemke

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page