top of page
Mulher orando

Mensagens

O Auxiliador nos auxilia diante do vírus da desinformação!


Estamos conectados o tempo, o tempo todo estamos conectados. As noticias acontecem e são noticiadas em tempo real. No entanto, como bem disse um ministro do Supremo Tribunal federal (Luiz Edson Fachin), lutamos contra o vírus da desinformação.


Há noticias que ficamos até em dúvida se é verdade ou não. Há notícias que ligamos a Tv para ver as imagens da noticia e assim certificar se e verdade ou não.


Há milhares de anos atrás o apostolo João teve que lutar contra o vírus da desinformação a respeito de Jesus. João escreveu o evangelho com o objetivo de apresentar a vida de Jesus de tal modo que os incrédulos cheguem a fé e os cristãos firmem sua fé no Senhor Jesus, pois havia muita fake News a respeito de quem de fato e verdade era Jesus.


O capítulo 14 está dentro do contexto do discurso de despedida de Jesus (Jo 14-16) Jesus Cristo enfatizou: “E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que m enviou” (Jo 14.24).


A mensagem de Jesus e posteriormente dos seus discípulos não é pessoal, mas, provém de Deus. Essa mensagem não pode ser captada ou criada pela razão humana tão somente. É necessário a ação do Espírito Santo, por isso, Jesus fez a promessa: “...o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês” (Jo 14.26).


Para combater o vírus da desinformação a respeito de Jesus e afastar as pessoas de Jesus, nosso Senhor prometeu que o Auxiliador (parácleto), nos ensinaria e lembraria as coisas de Deus.

Ao destacar que o Auxiliador irá ensinar e lembrar tudo o que Jesus disse, o Senhor faz referência ao Espírito Santo. Paráclito é um vocabulário jurídico e designa aquele que está ao lado do acusado para o ajudar e defender.


Enquanto no mundo ocorrerá e ocorre uma proliferação do vírus da desinformação a respeito de Jesus, o Espírito ajudará os discípulos nesse processo para que se mantenham firmes na fé. O parácleto, o Espírito Santo, evita cairmos no Alzheimer espiritual.


O Espírito Santo é aquele que da parte do Pai e do Filho presta um serviço: do ensino e lembrança a respeito das coisas de Deus. Eu preciso desse serviço do Espírito Santo, pois por mim mesmo eu não creio, não me mantenho na fé e nem sequer me lembro das coisas de Deus.

O Espírito Santo é a presença constante, iluminadora, fortalecedora e capacitadora de Jesus. Só pelo Espírito Santo é possível não cair da fé devido ao vírus da desinformação a respeito da Palavra de Deus.


Em seu discurso de despedida Jesus está anunciando que o Espírito Santo, o Auxiliador, encorajará os seguidores que ficarão acovardados por causa do mundo. O Espirito Santo fez homens que estavam trancados após a ressurreição de Jesus falarem no dia de Pentecostes (At 2).


O vírus da desinformação traz colapso para a vida cristã de muitas pessoas. Quantos irmãos e irmãs se afastaram da igreja cristã devido a um vírus desinformante que o colocou contra a Palavra de Deus? Só o Auxiliador mantem uma pessoa em pé quando a mesma é derrubada por algum vírus de desinformação.


Jesus disse em seu discurso de despedida: “E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que m enviou” (Jo 14.24) e acrescentou a promessa: “... o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês” (Jo 14.26).


O Espírito Santo contundia realizando seu trabalho entre nós: ensinando e lembrando as coisas de Deus. Mesmo que haja um pastor, uma diretoria, uma congregação, um templo, os ensinos e lembranças das coisas de Deus, só persiste devido o auxilio do Auxiliador. Sem o Espírito Santo sequer falaríamos o nome Jesus entre nós (1Co 12.3). Dessa forma convém dizer que o Pentecostes continua acontecendo entre nós todos os dias. Só pelo poder do Espírito Santo é que estamos aqui, sabemos e nos lembramos das coisas de Deus.


Se o vírus da desinformação tem causado estragos em nossos relacionamentos pessoais e interpessoais, o vírus da desinformação contra a Palavra de Deus não destrói os que creem por causa do auxilio do Auxiliador que continua nos ensinando e lembrando as coisas de Deus. Amém.




Rev. Edson Ronaldo Tressmann

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page