Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

O arrependimento

Mt 3. 1-12


O Evangelho fala sobre arrependimento. João Batista o anuncia: "arrependam-se, porque está próximo o Reino dos céus. Olhar para a palavra arrependimento é dar-se conta de que ela é uma palavra muito utilizada em nosso dia a dia. As pessoas a utilizam quando cometem algum erro; quando algo acontece e causa tristeza; quando causa dano em alguém e a pessoa fica com o coração pesado, isto é, o arrependimento acontece. No entanto, o arrependimento, após a queda do ser humano em pecado, é a maior necessidade que existe. Tanto que temos João Batista e Jesus Cristo falando sobre o mesmo na bíblia: "arrependei- vos, para serem cancelados os vossos pecados," (Mc 1.4, Mt 4.7), João Batista; Jesus Cristo deu está ordem para seus discípulos: "que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão de pecados, a todas as nações," (Lc 24. 47).


Sendo assim, João Batista anuncia algo que é imprescindível, que deve ser diário, na vida da pessoa, o arrependimento. Podemos, inclusive, trazer as palavras de Martinho Lutero: "dizendo o nosso senhor e mestre Jesus Cristo: arrependei-vos, etc, certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo e ininterrupto arrependimento." O arrependimento é sair da incredulidade, como aponta Isaías: "o arrependimento é como uma estrada reta," sem curvas, onde mente e ação estão envolvidos.


O arrependimento mostra o quanto o ser humano ofende a Deus, ou seja, o arrependimento é muito mais amplo, ele não é meramente uma troca de sentimentos entre pessoas, mas ele tem haver na relação diária do ser humano com seu Deus. Pois o homem não tem um juízo de valores correto, ele é acobertado pelo pecado. Sendo assim, arrepender- se é voltar o rosto para a santa obra vicária de Jesus Cristo, único Deus e suficiente senhor. Porque é em Jesus Cristo que o ser humano tem a certeza do perdão, salvação e uma vida regenerada.


Arrepender-ae diariamente é ter ciência de que tudo depende de Deus, de Jesus Cristo. Como está nas palavras de João Batista: "arrependam-se, porque está próximo o Reino dos céus," em síntese, Jesus Cristo, o Messias, e é para ele que o pecador deve confessar seus pecados. Vejam como é importante estarmos nos cultos, participarmos dos sacramentos, termos uma vida diária como cristãos, como família cristã. Porque somente Jesus tem o poder de retirar o ser humano da incredulidade. E tal notícia é consoladora, maravilhosa, pois o homem tem o Filho de Deus, o Messias, ao seu lado. A humanidade é convidada a depositar sua vida em Jesus, é no arrependimento que está o verdadeiro cuidado e restauração, tudo provindo de Cristo Jesus.


Sim, o chamado de João Batista continua latente, forte, alto na vida do ser humano. Seu chamado ecoa no coração humano, anunciando o Messias, por isso, amigo leitor, não deixe de escutar o profeta do deserto.



Rev Artur Charczuk

12 visualizações

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados