top of page
Mulher orando

Mensagens

Muita calma nessa hora

O aumento das despesas com a faculdade e a estadia, estourou seu orçamento do mês, e ele se viu obrigado a pedir ao pai que lhe enviasse um extra.


Como a família morava num sítio retirado, sem telefone, internet ou qualquer outro tipo de comunicação rápida, resolveu enviar um telegrama, porém, tinha tão pouco dinheiro que só deu para pagar uma frase: “Pai, mande dinheiro!”.


Ao receber a mensagem, o velho ficou irado e praticamente jogou o telegrama na cara da mulher: "Olha, aí, muié, o jeito desse teu filho: Pai, mande dinheiro! Ele tá pensando o quê, que eu sou banco?"


A esposa, pacientemente leu o telegrama e repreendeu seu marido: "Que é isso, meu véio? Você tá precisando trocar os óculos. Não está escrito nada disso aqui".


De um jeito manso, e em voz macia e cheia de amor, ela falou do jeitinho que seu filho amado falaria, se estivesse ali: "Pai, mande dinheiro…" E o coração do homem amoleceu.


A Bíblia diz: "O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez". (Provérbios 14.29)


Quantas vezes você deu uma resposta atravessada para alguém, só por que não entendeu de primeira o que esse alguém queria dizer?


Eu, muitas vezes, respondi de forma afoita, dura, ofendendo. Tudo por que não parei para pensar e interpretar corretamente o que tinha sido dito, ou escrito.


Lutero explica no catecismo Menor, sobre o Oitavo Mandamento, a forma de tratar o próximo quando vamos falar dele, ou com ele: "Interpretar tudo da melhor maneira".


Com a Salvação que Jesus nos garantiu ao morrer na cruz, temos uma nova vida, e pela fé em Cristo, não somente servimos a Deus, mas também lutamos contra o pecado, e procuramos amar o nosso semelhante, convivendo baseados no perdão, e buscando interpretar tudo da melhor maneira, para que não ofendamos, mesmo que sejamos ofendidos.


Eu não estou dizendo que é fácil "interpretar tudo da melhor maneira", então, "muita calma nessa hora". É uma luta que vale à pena.




Pastor Claudio Schreiber

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page