Guardar a Palavra que traz vida!


Você tem o hábito de guardar alguma coisa? Há algum motivo pelo qual as pessoas guardam as coisas (parafusos, prego, arame, grampo, ...)?


“Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11). Aqui há três verdades preciosas.


1 - Guardar a Palavra de Deus

Muitos creditam a autoria do Salmo 119 Davi, Esdras ou Daniel. Não pretendo gastar tempo sobre o escritor humano desse salmo, desejo enfatizar que o autor divino, o Espírito Santo, através de um desses três homens, registrou a maior apologia sobre a Palavra de Deus.


O que é magnifico nessa apologia da Bíblia é que mesmo tendo sido escrita por um ser humano, seu autor é o Espírito Santo. Pena que poucos conheçam essa apologia, pois, se trata do maior capítulo de toda a Bíblia. São 176 versos dedicados a exaltação da própria Palavra de Deus.


Cada estrofe de 8 versos descrevem a Palavra de Deus de acordo com uma das letras do alfabeto hebraico.


Não se sabe o autor, Davi, Daniel ou Esdras, mas, seja qual for, era alguém que considerava a Palavra de Deus sua maior riqueza. E o mais incrível é que foi escrito numa época que nem toda a Bíblia estava completa.


“Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).


Explicar a palavra Guardar (hebraico).


As pessoas guardam as coisas. Mas, é preciso saber onde guardar e quão seguro é o lugar onde guardam.


“Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

2. Guardar a Palavra de Deus no coração

Bíblias, há nas suas mais variadas versões. Há variedades de Bíblia de Estudo. No entanto, enquanto que os tradutores e as sociedades bíblicas desejam divulgar a Palavra na língua de cada povo, muitos se apropriam de determinada versão, ou Bíblia de estudo para defender a sua linha teológica. Por mais que haja Bíblias, infelizmente, há muito desconhecimento da Palavra. Ou melhor, há muito desconhecimento do por que e para que da Palavra de Deus.


Pessoas usam a Bíblia como um amuleto protetor de suas casas. Você conhece alguma casa, onde a Bíblia fica abera no Salmo 91? É assim que as pessoas lidam com a Bíblia, ou seja, de forma mística. E se falta ignorância bíblica, tenho observado que em alguns lugares além da Bíblia estar aberta, há um punhado de alho e um crucifixo junto.


Além disso, observo que outros fazem uso da Bíblia da seguinte maneira, buscam abrir a Bíblia, esperando que Deus revele algo para aquele momento. Cuidado - pois você pode abrir a Bíblia no versículo onde diz: “Judas foi e se enforcou”.


A Bíblia para outros tornou-se um livro moral, onde as pessoas citam versículos para reprimir a moral de outras pessoas. Reprovam o que a Bíblia não reprova e aprovam o que a Bíblia não aprova.


“Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).


Explicar a palavra Coração (hebraico)

3 – Guardar a Palavra com um propósito

O que tem me afastado da Palavra de Deus? Você lê a Bíblia?


As pessoas que guardam as coisas, o fazem não apenas pelo hábito de guardar, mas, por que em inúmeras situações o que guardaram serviu para determinada situação.


A Palavra de Deus guardada em nosso coração tem uma finalidade. Qual? “Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).


A Palavra de Deus é um remédio diário contra o pecado. Não que deixaremos de pecar, mas, dela recebemos forças para lutar contra o pecado e de maneira especial, nela encontramos perdão.


Observe que não é você que lê a Bíblia, é a Bíblia que te lê. Ela nos examina e nos corrige (Hb 4.12; 2Tm 3.15-16).


Em 1500, a igreja estava afundada numa das maiores crises. A Reforma Protestante só aconteceu por um motivo: a Bíblia foi aberta e interpretada corretamente. As pessoas foram incentivadas a saberem sobre a Bíblia e ensinarem a Bíblia. O problema hoje é justamente o analfabetismo bíblico.