Grupo de risco: Pastores


A Bíblia diz: "se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função" (1Timóteo 3.1).


Tenho conversado com alguns colegas pastores que passam por crise vocacional ocasionada pela pressão emocional e espiritual, que todos os pastores acabam sofrendo nas suas Igrejas.


Pastores estão desistindo do ofício pastoral para viver uma "vida normal". Uma pesquisa sobre isso constata algumas causas para que pastores desistam: Solidão no trabalho (poucos ajudam), falta de tempo (24h por dia o pastor está disponível), falta de compreensão dos outros, falta de motivação.


Se o pastor cuida de todo mundo, quem cuida do pastor? O oficio pastoral é nobre, mas quem assume esse ofício é ser humano pecador e necessita de cuidados também.


Se você fosse pastor gostaria de ter uma ovelha como você? Pastor também é gente e precisa sentir o amor, respeito e cuidado da parte de suas ovelhas.


Pastor, você gostaria de ter um pastor como você? Nesse sentido é importante ser dedicado ao trabalho pastoral. Também é necessário que o pastor lembre que Deus ensina na sua Palavra uma sequência de prioridades para que a vida fique mais leve.


Assim como para as ovelhas, o Reino de Deus (Igreja, meios da graça) precisa ocupar o primeiro lugar na vida do pastor; na sequência vem a família, que precisa ser bem cuidada com tempo de qualidade, o pastor também é marido e pai; a partir daí a igreja (trabalho do pastor) entra na sequência, assim é o ensino bíblico.


Pastores e congregados são ovelhas do bom pastor Jesus, que perdoa a todos os que creem Nele como único Salvador.


Se você é do "grupo de risco" (pastor), trabalhe pelo Reino de Deus na Igreja com afinco, alegria e disposição. O bom pastor Jesus espera isso e as ovelhas precisam de cuidado.


Se você é membro da Igreja ore pelo seu pastor, trabalhe junto com seu pastor; ame, honre e cuide do seu pastor, ele é "grupo de risco".


Fica calmo. Vai dar tudo certo!




Pastor Claudio Schreiber

Igreja Luterana de Chapadão do Sul - MS

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo