Gravetos leves ou lenhas pesadas?

Começar o fogo no fogão à lenha é um ritual. Cada família tem o seu, passado de geração em geração. Aqui em casa começamos o fogo de forma clássica, com lascas finas de lenha, gravetos secos e papéis amassados. Riscado o fósforo, é só ir alimentando o fogo com lenhas mais grossas, secas e que garantirão fogo e calor para aquecer a família e para preparar as deliciosas comidas de inverno. Fogão à lenha requer cuidado para não deixar o fogo apagar. É preciso sempre estar atento à fornalha, alimentando-a com lenha boa. Caso o fogo apague, é preciso refazer todo o processo novamente.


Ao observar este processo, logo me veio à mente a necessidade que temos de alimentar nossa fé cristã. Sim, ela também precisa ser alimentada, seja por gravetos finos e leves, seja por lenhas grossas e duras. Gravetos seriam as primeiras lições da fé cristã, o básico a respeito da salvação. As lenhas grossas e pesadas seriam lições mais profundas, com maior conhecimento a respeito da doutrina cristã. A Palavra de Deus, na carta aos Hebreus, faz este paralelo também entre leite e alimento sólido, conforme o capítulo 5 versículo 12: “Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite”.


Há pessoas que ainda necessitam de gravetos para que sua fé continue ardente e viva. O simples e básico a respeito da salvação precisam sempre ser ensinados novamente. Mas também há pessoas que não necessitam mais de gravetos, mas sim de lenhas grossas e duras. Estão prontas para se aprofundar na fé e no conhecimento bíblico. Do que sua fé necessita neste momento? De gravetos leves ou de lenhas grossas?


Independentemente de sua resposta, a certeza é que sua fé precisa ser alimentada. Sem gravetos ou lenhas, o fogão à lenha se esfria e o fogo morre. A fé cristã, se não for alimentada, seja por lições básicas ou por doutrinas profundas, corre o risco de esfriar e morrer. Consuma a Palavra, divulgada amplamente de forma on-line nesta pandemia. Afinal, “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Romanos 10.17).


Então fica a dica: alimente-se na Palavra de Deus. É através dela que o Espírito Santo nos dá a fé no Salvador Jesus, sejam através de lições básicas ou de conhecimento aprofundado. Lembre-se disto quando lidar com seus gravetos e suas lenhas antes de começar o fogo. E assim chega ao final a série de reflexões usando o fogão à lenha para fazer conexões à vida cristã. Seja com gravetos leves ou com lenhas pesadas, alimente sua fé.





Pastor Bruno Serves

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2021 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados