top of page
Mulher orando

Mensagens

Fogão à lenha e o vento norte

Enquanto escrevo mais um texto a respeito da conexão entre nossa fé cristã e o bom e velho fogão à lenha, como me comprometi a fazer nas próxima semanas, eis que lá fora o famoso vento norte se faz presente, assoviando pelos cantos da casa, bagunçando pátios e varrendo para longe o típico frio do inverno gaúcho.


Sim, o que estamos experimentando nesta primeira semana de inverno são dias de um leve verão, onde blusões e agasalhos dão espaço para bermudas e camisetas leves e, ao invés de uma sopa quentinha, o que queremos mesmo é um cremoso sorvete. Quem diria, não é mesmo?


E, no meio deste inverno com cara de verão, quem ficou esquecido nesta semana foi o nosso fogão à lenha. Ao invés de estar ardendo em calor, sua chapa estava gelada e sem vida, à espera dos dias frios. Mesmo no inverno, há dias de aquecer-se à beira do fogão à lenha, alimentando-o com lenha seca e boa, mas também no mesmo inverno há dias de o deixar quietinho e discreto na cozinha, como nos dias quentes de vento norte.


Assim é a vida em si. Há tempo para tudo. Tempo de frio, tempo de calor. Tempo de aquecer-se no fogo, tempo de procurar sombra fresca. Tempo de sorrir, tempo de chorar. Tempo de juntar-se para celebrar a vida, tempo de afastar-se uns dos outros – como tem sido nesta pandemia. Assim nos diz a Palavra do Senhor: “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião” (Eclesiastes 3.1).


Ao que sofre, é confortador saber que há tempo para tudo. Também para sofrer. Também para passar por crises, ansiedades, preocupações. E o que conforta é que isto é apenas um tempo. Haverá tempo melhor. E, ao que navega calmamente por um mar tranquilo de estabilidade profissional, saúde e bem estar, saber que há tempo para tudo é um convite a não fazer do seu coração refém destas situações. Chegará também o tempo do choro e das aflições aos que hoje apenas tem motivos para alegrar-se.


Confortador é ver em todos os tempos, bons ou maus, a presença de nosso Deus. O Salvador Jesus nos fez a promessa: “Estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20). Ele está conosco, é Deus Emanuel, se fez presente no tempo de alegria ou no tempo de aflição. E, pela fé, ele nos garante o tempo da eternidade – no qual não haverá lágrima, nem morte, nem dor. Confie nisto!


Então fica a dica: há tempo para tudo na vida. Os maus momentos irão passar. Os bons momentos não duram para sempre. Mas, em todos eles, está a mão cuidadosa de Deus. Seja em um inverno gelado ou em um dia quente de vento norte, somos convidados a reconhecer a mão do Senhor conosco.



Pastor Bruno Serves

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page