Eu sei que o meu Redentor vive!
- PENSE NISSO Teológica
- há 5 dias
- 3 min de leitura

“Pois eu sei que o meu defensor vive; no fim, ele virá me defender aqui na terra” (Jó 19.25).
O que significa dizer “feliz páscoa”?
Páscoa – pessach - passagem.
Quando Deus instituiu a Páscoa (Êxodo 12), a ordem foi preparar tudo e de maneira especial passar o sangue do carneirinho ou cabrito sem defeito e passar por cima dos umbrais da porta. Assim que anjo passasse, na casa onde o sangue estava aspergido, o anjo da morte passaria por cima. Dessa forma, páscoa significa passar por cima da morte.
Feliz Páscoa significa que a morte está vencida. A morte não é o último evento da minha vida. Eu tenho um Redentor e Ele vive!
“Pois eu sei que o meu defensor vive; no fim, ele virá me defender aqui na terra” (Jó 19.25).
Defensor – Redentor – àquele que toma as minhas dores.
Redentor é a pessoa que é a sua sombra. Entende seus sentimentos, sua dor, tristeza. Redentor é àquele que fica quando todos partem. Esse redentor é descrito por Davi no Salmo: “Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim” (Sl 27.10).
O profeta Isaías descreve bem o significado da palavra Redentor: “No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo” (Is 53.4).
Jó precisava de um Redentor, pois foi acusado de um crime que ele sabe que não cometeu, todavia, não tem como provar isso. As acusações eram injustas, por isso, apela para o Redentor, o Defensor, o Libertador.
Eu sei que o meu Redentor vive. Temos aqui eco das palavras do apostolo João: “tenho um advogado junto ao Pai” (1Jo 2.1).
Para Jó, o Deus que ele conhecia só de ouvir, e que durante anos o cercou de bênçãos e prosperidade, por razões desconhecidas, retirou sua proteção. E Jó desejava uma explicação. No entanto, Deus não vem até Jó pois não é um homem e Jó não pode ir até Deus, pois a santidade de Deus o fulminaria. Ante isso, tudo o que Jó precisava era de um Redentor. Era necessário que alguém apresentasse seu caso a Deus. O apostolo Paulo escreveu: “Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos — o ser humano Cristo Jesus, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos” (1Tm 2.5-6).
Redentor é àquele que redime a qualquer custo, por preço ou poder. Em Israel, o resgate de um prisioneiro se dava de duas maneiras: por preço ou força. Jesus pagou o preço e nos resgatou com força, poder. Como bem escreveu o apostolo Pedro: “Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha” (1Pe 1.18-19)
Jesus “nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Cl 1.13-14).
“Pois eu sei que o meu defensor vive; no fim, ele virá me defender aqui na terra” (Jó 19.25).
Eu tenho um Redentor! Ele vive! Ele Ressuscitou! Amém
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
Comments