top of page
Mulher orando

Mensagens

Está pronto para ser bem aventurado?

O evangelho sempre nos traz em suas palavras a mensagem de Cristo. Estamos vivendo um época em que a igreja é anunciada como a solução para todos os problemas e dificuldades da vida. Mas e o que Cristo diz? Será que é só isso que buscamos? Será que a nossa vida se resume a estar bem?


Quando ouvimos as palavras de Cristo, em especial no texto do evangelho de Mateus 5, percebemos que ele está nos convidando a irmos na contramão do que o mundo espera Enquanto pregadores famosos e gurus ensinam que se deve ser feliz acima de tudo, Jesus diz que felizes são os que choram, que sofrem, que sáo perseguidos. Enquanto nós buscamos a felicidade e realizações pessoais, Jesus convida a termos fome e sede.


Será que estamos prontos para sermos bem aventurados?


Diz o texto bíblico que Jesus viu as multidões e subiu ao monte, e assumindo a posição de quem quer ensinar, os discípulos se aproximaram dele para ouví-lo. Então ele começou a ensiná-los:


Bem aventurados os humildes: feliz é aquele que sabe quão pequeno é diante da grandeza de Deus. Bem aventurado é aquele que reconhece que está perdido em seus pecados e que precisa da ajuda e do amor de Jesus para ter vida verdadeira. E a recompensa é o Reino dos céus, ou seja estar para sempre com aquele que sarou todas as feridas.


Enquanto o mundo exalta a glória, fama e orgulho, todas as vaidades, Jesus ensina a ser humilde, a reconhecer nossa pequenez e a estar aos pés daquele que é realmente grande.


Bem aventurados os que choram: Chorar nem sempre é bom e na maioria das vezes não é. Choramos de tristeza, de desespero, de saudade, de dor, e raramente choramos por alegria. Jesus convida a chorar, sim, chorar por reconhecer o pecado, reconhecer que nosso destino seria a morte eterna não fosse o seu amor. Quando assistimos um filme impactante, choramos pela história e ficamos emocionados. E se você descobrir que alguém morreu por você? Como ficaria seu coração?


Bem aventurados os mansos: Ser manso não é o que se espera de um homem em um mundo tão selvagem quanto o nosso. Espera-se sim que ele seja guerreiro, forte, vencedor, que não aceite que o contrariem. Mas Jesus convida a ser manso, calmo, modesto. Não se trata de algo que buscamos ou queremos, e mais uma vez Jesus nos chama a ir contra os padrões do mundo.


Bem aventurados os que tem fome e sede: Fome e sede são duas coisas horríveis de se viver. Também horrível é ver pessoas passando fome e sede. Nosso coração corrói por dentro quando vemos pessoas desnutridas e doentes por não ter o que come r e beber. Mas aqui, jesus diz que é bem aventurado quem tem fome e sede de Justiça, não a nossa justiça, mas a justiça de Deus que é perfeita, justiça que na sua graça traz perdão vida e salvação. Sei que temos vontade de fazer justiça, mas muito melhor é esperar pela justiça do Senhor, pois ele será perfeito.


Bem aventurados os misericordiosos – felizes aqueles que são agradecidos a Deus por tudo que o que ele é e faz. Não é fácil ser agradecido a alguém pois sempre buscamos fazer tudo pelas nossas forças, mas ser agradecido a Deus certamente nos fará olhar para vida com misericórdia, e assim também seremos alvos da misericórdia divina.

Bem aventurados os limpos de coração: Limpo de coração é aquele que não adora falsos deuses. Não se enganem, pois os falsos deuses imperam no mundo: dinheiro, mentira, roubo, traição, orgulho, gula, poder... todos falsos deuses. Mas ser e estar limpo de coração significa conhecer e ouvir as palavras do Salvador Jesus. Deus conhece aquele que é limpo decoração.


Bem aventurados os pacificadores: o que é mais difícil: ir para a briga ou manter paz no coração? Jesus convida as pessoas a serem pacificadoras, ou seja, não se trata apenas de promover a paz, mas sim de viver e ter paz. Talvez seja uma das coisas que o mundo mais precise hoje em dia, ter paz e estar em paz onde quer que seja.


Bem aventurados os perseguidos: a igreja cristã sempre foi perseguida, ora com mais crueldade ora com crueldade mascarada. Cristãos estão sendo mortos agora, em outros países, pelo simples fato de crerem em Jesus. Suas famílias inteiras estão sendo assassinadas de formas cruéis, torturadas e queimadas. Mas aquele que permanece firma na palavra do Senhor alcança bem mais que esta vida.


Bem aventurados sois, irmãos, pois a igreja verdadeira, que crê e confia em Jesus Cristo, a herdeira da vida eterna, já foi perseguida antes, nos profetas, discípulos e apóstolos. Ela continuará sendo perseguida mas afinal vai receber a vida eterna.


Pelas nossas forças está claro que nada disso nos é possível, nenhuma destas bem aventuranças. Mas pelo Espírito Santo, que nos move, nos conduz, aí sim somos feitos filhos de Deus e poderemos também chegar ao reino dos céus. O caminho não será fácil, não será claro nem prazeroso, mas o Senhor Jesus estará sempre ao nosso lado. Ouça a sua Palavra, ouça as suas promessas e fica firme nelas.


Bem aventurado é esta pessoa, pois receberá o tesouro eterno, que é estar na presença do Senhor Deus.




Pastor Egon Griesang

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page