Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Esperar em Deus

Lm 3.25-33


E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. (v. 27)


Costumeiramente quando estamos passando por aflições é bem natural querermos dar nosso jeitinho. No entanto, nem sempre o nosso jeitinho é o melhor! Por mais que ninguém gosta de sofrer, e por isso lutamos para não sofrer, o sofrimento neste mundo é inevitável. Por toda a história da humanidade sempre houve e sempre haverá pessoas sofrendo, e mais, sempre haverá pessoas lutando contra.


Com isso têm surgido inúmeras técnicas, autoajuda, clínicas e terapeutas com o intuito de aliviar o sofrimento, mas nem sempre o sofrimento é aliviado, às vezes precisamos conviver com certos sofrimentos. Outra coisa que nem sempre a libertação que queremos, não acontece no nosso tempo, mas no tempo de Deus. E aí que está o difícil, o tempo de Deus não é nosso tempo, por isso que muitas vezes, cometemos as maiores atrocidades quando não sabemos esperar o tempo de Deus.


O povo de Israel, nos tempos do profeta Jeremias estava sofrendo horrores nas mãos de povos pagãos. O povo foi escravizado, e Deus usou os povos pagãos para castigar os israelitas, mas este castigo foi pedagógico, podendo ser chamado da pedagogia de Deus. Agora este tempo estava passando, e o povo já podia voltar a sua pátria.


Por isso que Jeremias no texto selecionado adverte que o sofrimento foi bom, pois o povo aprendeu e cresceu com isso. E ele afirma mais: E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude (v. 27),* pois é pedagógico! Sem sofrimento não se dá valor a vida e as coisas que tem, por isso que Deus ensinou ao povo de Israel por meio do sofrimento a esperar nele, no tempo dele, que sairiam fortalecidos dando valor as coisas e principalmente a Deus.


Vale lembrar como o profeta disse: Deus não tem prazer no sofrimento, mas no sofrimento Deus está junto. O sofrimento com Deus é em compaixão. Quando passamos por sofrimento, não se deve cair na tentação de pensar que Deus o abandonou, ou é falta de fé, mas seguir a dica do profeta Jeremias, ficar paciente, e em silêncio se curvar e esperar em humildade, pois é na aflição que Deus mostra sua compaixão.


Outro destaque que trago é, a fé se torna muito mais brilhante quando passa por aflições, um exemplo disso está na carta de segundo aos Coríntios 8.2: “Os irmãos dali (Macedônia) têm sido muito provados pelas aflições por que tem passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade.” Sua fé brilhava no sentido que a generosidade era demonstrada em ofertas a outros irmãos de outras igrejas.


Para encerrar, esperar em Deus é a melhor maneira de passar pelo sofrimento, nele passaremos com ele, e aprenderemos com ele tirando grandes lições de humildade, compaixão e generosidade para com as outras pessoas.



Rev. Gabriel Boldt

17 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados