O salmista destaca: “...Escutem hoje o que ele nos diz:...” (Sl 95.7).
A palavra hoje no sentido de urgência ocorre cerca de 355 vezes na Bíblia. “...Escutem hoje o que ele nos diz: não sejam teimosos, ...” (Sl 95.7-8).
Há pessoas que não conhecem a Bíblia, não são igreja, não são batizados. E, há aqueles que ao nascerem seus pais lhes providenciaram o batismo. Cresceram numa congregação, conhecem a Bíblia, mas perderam ou começaram a ignorar a necessidade do ouvir. A tentação de que semana que vem terá outra oportunidade. Que seja assim, mas, e se não houver essa oportunidade. O amanhã pertence a Deus e não a nós. Deus, por mais que se ocupe da nossa agenda, a agenda dEle que é a volta de Jesus, não será alterada porque amanhã eu tenho que fechar um negócio, colher, tirar leite, estudar, ensaiar a formatura ...
O que de fato é urgente e necessário?
Claro que trabalhar, estudar, ter momentos de lazer é necessário. O próprio Deus deixa isso evidenciado nas escrituras, tanto que deixou seis dias para essas coisas, no entanto, essas coisas também necessárias estão tirando o tempo daquilo que é essencial e urgente: “...Escutem hoje o que ele nos diz:...” (Sl 95.7).
Sublinho que o escutar é crer, assim sendo, ouça: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, ...” (Rm 10.17). “...Escutem hoje o que ele nos diz:...” (Sl 95.7).
Por 13 vezes na Palavra de Deus é anunciado: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mc 4.9; 4.23; 7.16; Mt 11.15; 13.9; Lc 8.8; Ap 3.13; 2.29; 3,6; 3,33).
O povo de Deus é guiado pela voz, pelo comando de Deus, como disse Jesus: “as minhas ovelhas escutam a minha voz” (Jo 10.27). “...Escutem hoje o que ele nos diz:...” (Sl 95.7).
Recordemos de Moisés que não fazia nada sem antes ouvir a voz de Deus (Ex 19.3) e ao por Moisés, Deus disse: “Reúna esse povo na minha presença para que escutem o que vou dizer, a fim de que aprendam a temer-me a vida inteira e assim ensinem os seus filhos” (Dt 4.10).
Quando muitos abandonaram e deixaram de seguir Jesus por causa do seu discurso, Jesus propôs aos seus 12 discípulos se eles também não desejavam se retirar, e Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68). Dias depois, o apostolo Pedro, no sermão do dia de Pentecostes, pelo poder do Espírito Santo disse: “Tu me tens ensinado os caminhos que levam à vida, e a tua presença me encherá de alegria” (At 2.28).
“...Escutem hoje o que ele nos diz: não sejam teimosos, ...” (Sl 95.7-8, NTLH). “...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração...” (Sl 95.7-8, ARA).
Amiloidose cardíaca é uma síndrome do coração rígido. Doença rara e grave que afeta o músculo cardíaco.
Qualquer sintoma anormal é necessário buscar o médico. Em alguns casos é tarde, não há mais muito a se fazer.
O profeta Ezequiel alertou: “Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e vê, tem ouvidos para ouvir e não ouve, porque é casa rebelde” (Ez 12.2).
Geralmente dizem8s – tal pessoa tem o coração duro. Você conhece uma pessoa de coração duro?
Sabe o motivo?
O salmista que acordo com o autor da carta aos Hebreus (Hb 4) é Davi, destacou: “...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração...” (Sl 95.7-8, ARA).
O que leva uma pessoa a endurecer o coração para as coisas de Deus?
Se lermos o Salmo 95 chegamos a conclusão de que muitos endurecem o coração para Deus por
- deixa-lo de louva-lo;
- deixar de reconhecê-lo como Deus;
- deixar de ouvir a Palavra de Deus a cada oportunidade;
Se lermos o Romanos 5 chegamos a conclusão de que muitos endurecem o coração para Deus por
- perder a esperança;
- por deixar de crer no momento de aflição e parar a caminhada e ficar em outro monte (Sl 121);
- por deixar de perseverar quando em dificuldade;
“...Escutem hoje o que ele nos diz: não sejam teimosos, ...” (Sl 95.7-8, NTLH). “...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração...” (Sl 95.7-8, ARA).
Hoje – destaca a necessidade real e prioritária. Deus fala e convém ouvir. Não despreze nenhuma oportunidade. Não seja teimoso, não endureça o coração.
Endurecer o coração é resistir ao Espírito Santo, é continuar e persistir em não ouvir a Palavra de Deus. Relaxar na vida espiritual é endurecer o coração.
Muitas pessoas foram relaxando na vida espiritual a ponto da congregação e os sacramentos não mais fazerem sentido.
Por causa de corações endurecidos – aquilo que Jesus disse está se tornando realidade, “o amor está esfriando em quase todos” (Mt 24.12). Devido o endurecimento do coração está se concretizando as palavras de Paulo: “muitos estão tornando amantes de si mesmos” (2Tm 3.1-8).
O profeta Jeremias anunciou que o povo tinha um coração endurecido (Jr 3.17). De acordo com o profeta as caraterísticas do coração endurecido é:
- maldade (Jr 11.8);
- Insensibilidade (Jr 13.10);
- Ignorância (Jr 16.12);
- Arrogancia (Jr 18.12);
- Teimosia (Jr 23.17);
O profeta Zacarias enfatizou que a dureza do coração do povo era tão grande que pensavam não haver necessidade de mudança. Nem sequer percebiam que era preciso mudar.
“...Escutem hoje o que ele nos diz: não sejam teimosos, ...” (Sl 95.7-8, NTLH). “...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração...” (Sl 95.7-8, ARA).
Essas mesmas palavras foram anotadas na carta aos hebreus por três vezes (Hb 3.7; 3.15; 4.7). Essas palavras são referências ao episodio de Meribá (Nm 20.2-12).
Foi um momento em que faltou água e o povo murmurou asperamente. Deus disse para Moisés e Arão falarem com a rocha e a água fluiria. E por causa do espírito rebelde do povo, Moisés não falou com a rocha e bateu na mesma e assim, ao invés do povo honrar a Deus, foi Moisés quem foi louvado. O povo deixou de ouvir a Deus e dar atenção a voz de Deus.
“...Escutem hoje o que ele nos diz ...” (Sl 95.7), afinal Deus tem um descanso preparado para o seus. Amém
Rev. Edson Ronaldo TREssmann
Comments