top of page
Mulher orando

Mensagens

Direita ou esquerda?

Eclesiastes 10:2 – O coração do sábio se inclina para o lado direito, mas o do estulto, para o da esquerda.


Alguém poderia apressadamente supor que essas palavras de Salomão oferecem apoio bíblico à militância de direita e condenam o esquerdismo. Mas nesse caso seria bom lembrar que o sábio também declara: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda” (Pv 4:27).


Salomão não está, aqui, falando de política, mas de filosofia de vida, usando uma linguagem poética para destacar a diferença entre a mente de um sábio e a de um tolo.

Na Bíblia, o lado direito é considerado o lado da honra, da proteção, do poder, enquanto o lado esquerdo é o lado do mal, da desgraça: “O Senhor, tenho-O sempre à minha presença; estando Ele à minha direita, não serei abalado” (Sl 16:8). Quando Jesus voltar, “porá as ovelhas à Sua direita, mas os cabritos, à esquerda” (Mt 25:33).


Quando as coisas não vão bem, no dia, costumamos dizer: “Hoje levantei com o pé esquerdo.” Em algumas culturas orientais a mão esquerda é considerada imunda, pois é a mão com a qual se faz a higiene pessoal.


Esse contraste entre a mão direita e a esquerda provavelmente se originou no fato de que a mão direita de uma pessoa é geralmente mais habilidosa na realização de tarefas manuais, embora a Bíblia refira o caso de setecentos homens canhotos, os quais tinham tanta pontaria, que “atiravam com a funda uma pedra num cabelo e não erravam” (Jz 20:16).

Quanto ao coração, os antigos hebreus o consideravam como o centro das emoções, pensamentos e inteligência. Assim sendo, o que Salomão queria dizer, em linguagem moderna, seria o seguinte: “A mente do homem sábio o leva a fazer o que é certo; a mente do tolo o leva a fazer o que é errado.”


Nosso coração precisa estar em paz com Deus, o que significa ter uma espiritualidade autêntica, e não superficial ou hipócrita. Embora os homens possam ser “ímpios de coração” (Jó 36:13), tenham “coração orgulhoso” (Pv 21:4), “perverso coração de incredulidade” (Hb 3:12), “coração rebelde e contumaz” (Jr 5:23) e “ídolos dentro do seu coração” (Ez 14:3), ainda assim Deus pode lhes dar um “coração de carne”, um “coração novo” (Ez 11:19, 18:31), tornando-os uma “nova criatura” (2Co 5:17).


Vamos pedir que Cristo habite hoje, em nosso coração, pela fé (Ef 3:17), e que Deus esteja à nossa direita, para não sermos abalados por nada deste mundo.

Vamos orar?


Obrigado, Senhor, pela promessa da Tua Palavra, de que estarás ao nosso lado, segurando a nossa mão em toda e qualquer situação. Muito obrigado, Pai, por isso, por essa garantia da Tua Palavra. Em nome de Jesus, amém!


Pr. Amilton Menezes

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page