Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Cuide de sua noite de sono

A Associação Brasileira do Sono nos deu um sinal de alerta. O brasileiro está dormindo menos e está enfrentando mais dificuldades para dormir. Em 2019 nós dormimos em média 6h24. O que chama mais a atenção é que cerca de 60% dos brasileiros têm grandes dificuldades para descansar e dormir. Os números estão crescendo, refletindo uma verdadeira “epidemia de privação do sono”, como disse o Dr. Danilo Sguillar, especialista em medicina do sono.


Sabemos que uma noite mal dormida nos deixa aos frangalhos no dia seguinte. Por isto a recomendação é de que se use menos o celular antes de dormir. Esta é a principal fonte de distúrbio do sono dentre os jovens, atingindo 94% dos adolescentes. A recomendação também é utilizar de forma adequada a televisão, que é o principal vilão dos idosos na hora de dormir, atingindo cerca de 68% dos idosos. Sem falar em alimentação leve à noite, momento de relaxamento e de meditação, para procurar desligar-se dos problemas da vida.


Em tempos onde nem se pensava em ter toda esta tecnologia, o Rei Davi também tinha problemas e ansiedades que lhe tiravam o sono. Além de todos os cuidados e responsabilidades que faziam parte de sua realeza, Davi também tinha suas tristezas pessoais, suas culpas, seus fracassos. E é justamente ele quem nos dá um bom conselho para uma boa e prazerosa noite de descanso: “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó SENHOR, me fazes viver em segurança” (Salmo 4.8).


Dormir em paz é uma grande bênção, especialmente em tempos onde vivemos uma crise de sono. Sim, as preocupações existem, sejam elas com a saúde, com os filhos, com o orçamento familiar ou seja lá com o que for. Porém, tudo está nas mãos do Senhor. E mesmo que nosso mundo particular pareça desmoronar, Jesus está sempre ao nosso lado. Ele entregou sua vida na cruz e ressuscitou para ser Deus presente também em nosso tempo precioso de fechar os olhos e descansar.


Sim, ele cuida de tudo, mesmo quando nossos olhos estão fechados. Mas e as contas? E os filhos? E a agenda lotada do outro dia? Calma. Há alguém que jamais fecha os olhos, nunca dorme, mas sempre cuida: “o protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila” (Salmo 121.4). Eis o convite para confiarmos no Senhor, até mesmo em nossas noites de sono. Podemos fechar os olhos. Deus está cuidando do que nossos olhos não podem ver.


Então fica a dica: cuide de seu sono! E, se a recomendação é termos momentos de reflexão antes de dormir, que tal ler a sua Bíblia, ler uma mensagem cristã e orar antes de repousar? Aí sim, peça a Deus uma boa noite de sono, feche os olhos e deixe Deus ser Deus.



Pastor Bruno Serves

7 visualizações

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados