top of page
Mulher orando

Mensagens

Cheios do Espírito Santo (At 2.4).


Vance Havner escreveu que a igreja “não vai transformar o mundo pela crítica nem pela conformidade, mas, pela combustão pelo Espirito Santo”.

Muitas vezes pensamos que teremos sucesso na missão e evangelização se tivermos muito dinheiro, influência política, status social, mas, sem nada disso, a igreja ganhou multidões naqueles primeiros anos no império Romano.

O Espírito Santo nos torna testemunhas, e é por causa do Espírito Santo que há eficiência naquilo que realizamos.

O Espírito Santo têm como ministério glorificar a Cristo e faz isso através do testemunho cristão.

Assim como foi descrito naquele dia de Pentecostes, podemos dizer que ainda se dá na vida da igreja hoje.

Lucas é o evangelista que mais enfatiza a obra do Espírito Santo na vida de Jesus e da Igreja.

Para que a Igreja cumpra a sua missão e consiga resistir às pressões impostas pela sociedade, é necessário que o Espírito Santo tenha livre acesso. A Igreja existe e deve ser mantida mediante a habitação e atuação do Espírito Santo.


Uma senhora bem idosa vivia em condições de imensa pobreza em sua cidade natal. Anos antes, seu filho havia migrado para os Estados Unidos. Ele havia se tornado um empresário de sucesso, mas nunca tinha tempo para visitar a mãe.

Certo dia, uma amiga conversava com a senhora em sua humilde casa. Ela então lhe fez a seguinte pergunta: – Seu filho nunca manda dinheiro para suprir as suas necessidades? – Não, ele apenas me escreve cartas bonitas e me manda fotos muito interessantes. A ouvinte ficou aborrecida, pois sabia que o filho era muito rico. Mas, em vez de dar sua opinião, ela disse simplesmente: – Posso ver as fotos? A senhora orgulhosamente as tirou da gaveta para mostrá-las. Para grande espanto da amiga, o que ela estava vendo não eram fotografias, mas notas bancárias valiosas dos Estados Unidos, que somavam milhares de dólares. Durante décadas, a mulher tinha vivido na miséria. O problema? Ela não sabia o valor daquelas “fotos interessantes”. Ela havia guardado as notas, mas não tinha feito uso delas.

Será que estamos cheios do Espírito Santo?

Pastor – acho que não tenho o Espírito Santo! Não falo em línguas estranhas; não desci as águas; não sou fervoroso; ...

O apostolo Pedro na sua primeira carta destaca: “se são insultados por causa do nome de Cristo, vocês são bem-aventurados, porque o Espírito de Deus, repousa sobre vocês” (1Pe 4.14).

Pelas palavras do apostolo Pedro, podemos afirmar que estamos cheios do Espírito Santo. Outra prova de que estamos cheios do Espírito Santo é o dom que dEle recebemos. Você sabe qual é o dom do Espírito Santo? A fé (Ef 2.8).

O problema e o grande perigo é querer fazer a obra de Deus, sem o Espírito Santo.

Relembro Vance Havner: “a igreja não vai transformar o mundo pela crítica nem pela conformidade, mas, pela combustão pelo Espirito Santo”. O Espírito Santo age pela Palavra, santa ceia e batismo.

O Dr Lucas deixa registrado no livro dos Atos dos Apóstolos que os seguidores de Jesus sempre estavam unânimes na oração (At 1.14), unânimes na comunhão (At 2.1-4; 2.44-47), unânimes no louvor (At 4.23-24), unânimes no temor a Deus (At 5.9-12), unânimes na pregação (At 8.5-6), unânimes na oferta (At 2.45), unânimes na missão (At 15.25-27).

Lucas registra que também havia unanimidade na perseguição contra a igreja (At 7.56-60; 18.11-13; 19.19-23).

No dia do cumprimento da promessa anteriormente anunciada pelo profeta Isaias, Joel e Jesus (Is 32.15; Jl 2.28ss; At 1.4; Jo 14.26).

Sem o Espírito Santo os apóstolos e a igreja teriam fracassado. Sem o Espírito Santo a igreja fracassa!

O Espírito Santo, autor das Escrituras Sagradas, registrou que Ele nos fala (Ap 2.7; At 13.2); intercede (Rm 8.26); testifica (Jo 15.26); guia (At 8.29; Rm8.14); ordena (At 16.6-9); conduz (Jo16.13); nomeia (At 20.28).

O perigo é mentir para Ele (At 5.3-4); insultá-lo (Hb 10.29); blasfemar contra Ele (Mt 12.31,32) e entristecê-lo (Ef 4.30).

A história da senhora idosa ilustra bem a vida de muitos cristãos e Igrejas. Embora estivesse de posse de uma grande riqueza, por desconhecimento, vivia na extrema pobreza.

O sucesso na missão e evangelização não depende d6 ter muito dinheiro, influência política, status social, mas tão somente do Espírito Santo. Amém

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page