top of page
Mulher orando

Mensagens

Bálsamo para nossos estresses


Levante a mão quem nunca passou por um dia estressante. Na escola, no trabalho, no trânsito, em casa e até consigo mesmo. Os gatilhos para os estresses são os mais variáveis, como atrasar-se para um compromisso, os atritos no trabalho, a poluição sonora e visual das tecnologias e até mesmo a nossa autocobrança pela inalcançável perfeição. Estressar provém do inglês stress, que conota a ideia de estar sob pressão, sob tensão. Bem ao estilo de nossos ombros duros e pesados ao final de um dia estressante.


Falar que o estresse é veneno para a saúde é chover no molhado. Mas a PUC de Porto Alegre, em uma pesquisa realizada entre idosos, nos traz dados que comprovam algo que, antes, poderiam ficar apenas na esfera do achômetro. Mas agora é ciência: estresse envelhece. Segundo os pesquisadores, os níveis de estresse estão ligados ao envelhecimento do sistema biológico e imunológico. Estresse envelhece. Estresse nos consome. Estresse acelera o relógio da vida.


Precisamos saber lidar com os estresses de cada dia. Atividade física, boa alimentação, respirar fundo, fazer uma pausa nos trabalhos e não tentar resolver todos os problemas do mundo pode até ser um começo. Mas tudo isto pode ser apenas um curativo superficial para uma ferida que é muito mais profunda.


Um verdadeiro bálsamo para nossos estresses são nossos encontros com o Senhor Deus. E não vá achar que este encontro seja configurado ao estilo de outra dimensão ou em um monte sagrado e milenar. Não. O encontrar-se com o Senhor é aqui e agora, onde estamos. Em casa, no carro, no emprego, no escritório. É encontrar-se com o Senhor através da sua Palavra. “Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas” (Hebreus 4.12).


Precisamos nos desconectar. Precisamos fazer uma pausa. Precisamos respirar fundo. Precisamos orar assim: “Deus Espírito Santo, abençoe meu momento de leitura bíblica”. Precisamos mergulhar na Palavra que é viva, consoladora e que é o berço do verdadeiro amor revelado em Cristo Jesus. Amor que perdoa, que traz salvação, que oferece a verdadeira vida que continua mesmo depois que o relógio biológico parar. Precisamos acalmar nosso coração com Palavra de Deus e oração. Precisamos derramar nas mãos dele as ansiedades, os ombros tensos e a mente sob pressão.


Então fica a dica: preciosos são os momentos de leitura bíblica e oração. Se você ainda não tem este hábito, que tal começar hoje mesmo?


Abra sua Bíblia em Naum 1.7.




Pastor Bruno Serves

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page