As quatro estações com Deus

Ontem pela manhã sentei sob uma sombra no quintal para ler. Num determinado momento olhei para o gramado e lembrei que em 12 de Junho de 2016 estava tão frio, que a geada cobriu o quintal. Já o 12 de Junho de 2020 foi com temperatura amena, nem casaco usei.


Como será o 12 de Junho de 2021? Não sabemos, Deus é Senhor. "É ele quem faz mudar os tempos e as estações;" (Daniel 2.21a).


Diz a Biblia: “Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão” (Gênesis 8.22).


O verdadeiro cristão confia toda a sua vida nas mãos de Deus, entendendo que está sendo abençoado diariamente, inclusive com o passar do tempo e a mudança das estações.


Cada estação do ano tem sua característica. No outono, os dias são mais curtos e frescos, as folhas começam a cair. No inverno é muito frio e os dias são mais curtos ainda. Na primavera os dias são um pouco mais longos e quentes e as flores enfeitam a terra. No verão, é quente e os dias são longos, com bastante chuva também.


Podemos comparar a nossa caminhada espiritual com as quatro estações do ano?


Há tempos em que, espiritualmente, parece que estamos no outono. Não nos preocupamos com as coisas de Deus, ficamos mornos. É uma estação que, se não prestarmos atenção, passará sem que percebamos. O pior é que o outono antecede o inverno e, se não nos preparamos, apegando-nos a Cristo, a coisa pode ficar ruim. Mas Deus não nos abandona nessa "estação" de nossas vidas.


No tempo espiritual do Inverno, muitas vezes nos isolamos, assim como muitos animais hibernam para fugir do frio. Quando não nos preparamos para que estejamos aquecidos com o amor de Deus, o inimigo usará os tempos frios e mais escuros, os problemas e as dificuldades, para nos afastar do corpo de Cristo. O que nos aquece nos tempos de dificuldades, mágoas e sofrimentos, é a comunhão com Cristo e com os irmãos na fé, não o isolamento ou afastamento.


No tempo espiritual da primavera, vemos como Deus cuidou de nós e nos renovou com seu amor. Assim como a primavera é florida, nos lembramos que Cristo nos salvou e perdoou dando-nos nova vida. Nesse perdão, podemos também renovar a comunhão com Ele e com os irmãos na Igreja.


E chega o tempo espiritual do verão, em que, agarrados a Cristo, reconhecemos todas as bênçãos que Deus derrama. Estamos aquecidos, vivendo na casa de Deus, para testemunharmos Cristo para todos, sendo luz (sol), para todos os povos.


Não sei em qual estação da vida você está. Mas examine-se, e veja que o verão pode chegar bem rápido. Veja as maravilhas que Deus tem a te dizer na sua Palavra, a Bíblia. Vá a igreja, ore...


Deixe Deus ser Deus em sua vida, em todas as estações do ano, pois Ele nunca te abandonará.




Pastor Claudio Schreiber

8 visualizações0 comentário