Aquecimento – verdade ou mentira?

O aquecimento global existe ou é fraude? O assunto é polêmico. São três tipos de opinião. Os que acreditam e a culpa é do ser humano. Os que acreditam, mas dizem que é o Sol que influencia o clima na Terra e não os gases atmosféricos. E os que afirmam que é uma enganação com objetivos políticos e econômicos. De qualquer forma, quem vai descobrir a verdade serão nossos filhos e netos. Mas, cientistas dizem que já estamos pagando a conta do efeito estufa. Para evitar um futuro escaldante, os senhores da caneta reunidos na Polônia tentam salvar o planeta da fumaça e da moto-serra. Quem sabe busquem inspiração na palavra “polska” — tribo dos polanos, “pessoas que cuidam da terra”.

Mas, não basta evitar o cinza da fumaça nem proteger o verde das florestas. Existe a desgraça colorida do plástico. Cerca de 5 bilhões de toneladas deste lixo colorem o planeta, boa parte nos oceanos. A pintura é um quadro de horror. Além da contaminação do solo, rios e mares, há o alerta contra o ingrediente bisfenol-A no plástico, absorvido pelo corpo humano nos alimentos, produtos de higiene e inalação. Estudos dizem que este componente químico altera hormônios e desenvolve obesidade, diabetes, infertilidade, câncer, puberdade precoce, hiperatividade... Outro assunto polêmico que agride a economia mundial e o estilo consumista do ser humano.


O desafio para salvar a vida no planeta Terra e no Universo sempre baterá de frente com o “que é verdade e o que é mentira”. Pontos de interrogação que aumentam quando “vida” ultrapassa o entendimento científico. “Porém existe esperança”, responde a Bíblia sobre os reais motivos da degradação do meio ambiente.


“Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantem escravo e tomará parte da gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Romanos 8.21).



Pastor Marcos Schmidt

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo