top of page
Mulher orando

Mensagens

Aquecidos pela Palavra e pelo fogão à lenha

Mais um inverno está chegando. E, nesta bela estação, somos brindados com algumas maravilhas. Tá certo que é difícil sair da cama quentinha ou de tomar aquele banho em uma noite gelada. Mas imagino que muita gente gosta de um chocolate quente, de maratonar a série debaixo das cobertas, de um bom vinho, de apreciar o fogo de uma lareira e, como não poderia faltar, saborear aqueles pratos maravilhosos de inverno, preparados lentamente no bom e velho fogão à lenha.


Aliás, o fogão à lenha é digno de um momento só dele. Por isto, nas próximas semanas, vou dedicar este espaço de reflexão para fazer conexões entre este clássico aqui no Sul do Brasil e a fé cristã. Sim, o fogão à lenha pode nos ensinar algumas coisas. E estas quero compartilhar com vocês.


Nas noites frias de inverno, sentar-se pertinho do fogão à lenha é um convite para refletir sobre a vida. E foi assim que pensei como este objeto tão antigo e simples tem o poder de trazer vida e nos aproximar uns dos outros. Enquanto toda a casa estava silenciosa e gelada, a cozinha estava quentinha e cheia de vida, sob o som suave das labaredas e da chaleira a chiar. Como um imã, o fogão à lenha chama todos para sair dos lugares frios da casa, chama todos para perto de si e a sentar ali, pertinho dele. E, sentindo o seu agradável calor, tomar um bom chimarrão, um cafezinho passado na hora, cozinhar algo lentamente e cuidar do fogo – algo que aqui em casa nossos filhos adoram fazer, estão sempre abrindo a porta da fornalha simplesmente para ver a lenha queimar, com aquele olhar vidrado e pensativo.


Há alguém que nos aquece por completo. E para isto usa a sua própria e poderosa Palavra. Foi assim, aquecidos, que dois cristãos se sentiram na memorável caminhada até Emaús: “Não parecia que nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos fala na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?” (Lucas 24.32). Através da sua Palavra, Deus quer nos tirar de nossos cômodos gelados e escuros, os quais são sem vida e repletos de culpas. O Senhor nos quer perto dele, perdoados, aquecidos e restaurados. E isto é uma maravilhosa realidade graças a morte e ressurreição de Jesus.


Então fica a dica: a Palavra do Senhor nos aquece com seu perdão e salvação. Se o fogão à lenha nem todos têm em sua casa, aposto que o mais importante para aquecer seu coração você tem: a Palavra do Senhor. Desfrute desta maravilha! E, se possível, também de um bom fogão à lenha.



Pastor Bruno Serves

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page