Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la. (Sl 34.12-14)
No texto acima descrito, há duas frases que chamam a atenção: “Aproveitar a vida” e “ser feliz.” São conselhos de alguém sábio que quer ensinar a todos como aproveitar a vida e ser feliz. E quando olhamos para os tempos em que vivemos é o que mais se ouve falar: É preciso aproveitar a vida e com isso ser feliz, pois é o que importa! Com isso vemos crescer muito o número de pessoas que estão ganhando grandes fortunas ensinando como fazer para aproveitar a vida e ser feliz.
Em meio a esta busca desenfreada observa-se que a humanidade tem cada vez mais buscado autoajuda, e porque não dizer, uma ajuda humana, buscando forças em si mesmo para poder vencer, ter liberdade e ser feliz. É um antigo desejo humano de tornar-se capaz, ao ponto de se considerar um deus.
Já não mais vale velhos princípios e conselhos éticos que pautam a ordem e decência da humanidade. Agora a filosofia é: “o importante é EU ser feliz!” Com isso cresce o individualismo e as mais diferentes formas de solidão e problemas relacionadas a esta vida desenfreada.
Já o texto acima exposto, partes do Salmo 34, expõe a nós um desejo que na verdade sempre existiu no coração humano, mas dá também os caminhos para fazer isto. Cinco conselhos: não inventar mentiras, não falar o que é mal, afastar do mal, fazer o bem e procurar a paz. Conselhos de um pai sábio, que é Deus, para que seus filhos possam assim viver e ser feliz.
Parece conselhos simples, porém difícil de realizar! E Deus sabe disso. Uma vez que fomos contaminados pelo pecado, e trazemos em nós a inclinação ao pecado desde Adão e Eva, sempre vamos optar pelo caminho fácil, sempre vamos querer tirar vantagem, sempre vamos querer seguir o rumo de nossas próprias intenções e sempre vamos achar que estamos certos, nossa opinião é a melhor! E mais, sempre vamos correr de Deus. Pois Deus parece que quer nos limitar, policiar, e isso, para uma mente humana, é ser escravizado, sem ter direitos próprios ou mesmo ser livres.
Mas Deus segue correndo atrás de nós, o conselho desde o salmo acima citado e Provérbios 9.10 é: Confiar em Deus, como o sábio Salomão diz, temer a Deus, pois só assim seremos sábios. Confiar em Deus em meios aos problemas, confiar em Deus em tempos de alegria, em tempos de decisão, em tempos de incertezas, em tempos de paz e em tempos de guerra. Confiar que ele tem a solução e o melhor caminho, e obviamente seguir seus conselhos, pois só assim seremos felizes, por mais que não entendamos o porquê dos conselhos dele ser assim. Na verdade, talvez nesta vida nem iremos entender do porquê de tais conselhos, somente a eternidade poderá nos revelar muitas coisas. Então, para todos os dias confiar em Deus e seguir seus conselhos, é o melhor caminho para aproveitar a vida se ser feliz. Amém.
Rev. Gabriel Boldt
Comments