top of page
Mulher orando

Mensagens

A preguiça...


Provérbios 14:23 – Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria.


Sabino gosta de falar. Não há nada de errado nisso; afinal de contas, falar é um dom recebido de Deus. O problema de Sabino é que ele criou um universo encantado de palavras dentro do qual parece mover-se com facilidade. As pessoas olham para ele e não sabem se brinca ou fala sério. Pela convicção que coloca no que diz, dá a impressão de que ele acredita nas fantasias que inventa.


Sabino passa necessidades e privações. Foge do trabalho como o gato foge da água. Nenhum trabalho está à sua altura. Já passou dos 30 anos e continua esperando que um dia apareça o emprego certo para “o nível de sua preparação”.


Ao lermos o conselho de Salomão hoje, temos a impressão de que Salomão conheceu de perto o Sabino. O verso de hoje afirma: “Pare de falar e faça alguma coisa porque, de outro modo, você vai viver em permanente pobreza.”


A palavra “trabalho”, usada no texto de hoje, em hebraico é eseb. Literalmente, significa “instrumento doloroso”. É a referência ao trabalho depois da entrada do pecado, quando Deus disse a Adão que, a partir daquele momento, ele comeria com dor.


Segundo o verso de hoje, o homem sábio prefere o trabalho do que “meras palavras”. Estas só conduzem à pobreza, enquanto o trabalho promove o crescimento.


Na maioria das vezes, o falar muito é primo irmão da preguiça. E esta anda tão devagar que, mais cedo ou mais tarde, é alcançada pela pobreza ou pela desonestidade.


Não fuja do trabalho honesto. “Em todo trabalho há proveito”, afirma Salomão. Qualquer trabalho, seja pequeno ou grande, enobrece o ser humano. Cruzar os braços e aguardar uma “melhor oportunidade” é o caminho mais curto para a inutilidade. E uma vida inútil é uma morte prematura.


Hoje pode ser um dia diferente na sua experiência. Faça o que vier às suas mãos para fazer, mas faça-o! A vida é como uma máquina. Nunca funcionará se você não apertar o botão. É preciso começar.


Comece e lembre-se: “Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria.”


Vamos orar?


Ajuda, Pai, este filho ou filha que precisa de forças e coragem para sair da inércia, da inatividade. Toma conta dessa vida, por favor. Em nome de Jesus, amém!





Pr. Amilton Menezes

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page