Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

A Palavra de Deus - Parte I: "O Verbo Eterno"

Para se compreender corretamente a doutrina da Palavra de Deus, é preciso, antes de qualquer coisa, se concentrar nas palavras do Evangelho segundo São João: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez" (São João 1. 1-3).


Nesta passagem, o Apóstolo está chamando Jesus Cristo de "Verbo", ou seja, ele é a "Palavra". À primeira vista, parece uma forma estranha de se falar sobre alguém. No entanto, é exatamente isto que São João está fazendo.

Este "Verbo", diz o Apóstolo, sempre existiu com Deus. Na verdade, ele insiste que este "Verbo" é Deus! E a empolgante e boa notícia que ele quer compartilhar com seus leitores e ouvintes é que este "Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de Graça e de Verdade, e vimos a sua Glória, Glória como do Unigênito do Pai" (São João 1.14).

De acordo com São João, portanto, a Palavra de Deus é uma pessoa, que ele identifica com o próprio Deus. Existindo com o Pai por toda a eternidade, na "plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher" (Gálatas 4.4). Assim, o "Verbo", a "Palavra" se revestiu de carne humana.


O Apóstolo João reforça este ensinamento bíblico em seus demais escritos, para deixar bem claro que acima de tudo e antes de qualquer coisa, a Palavra de Deus, o Verbo Eterno, é o próprio Jesus Cristo!


Em sua Primeira Epístola, ele lembra: "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida" (1João 1.1). E no Apocalipse, conclui: "Vi o Céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e combate com Justiça... Está vestido com um manto encharcado de sangue, e o seu nome é Verbo de Deus" (Apocalipse 19. 11,13).


Rev. Helvécio J. Batista Júnior

9 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados