top of page
Mulher orando

Mensagens

A busca pelo meu eu ou o meu eu precisa ser buscado?

Meditar está em alta, para enfrentar os problemas, basta encontrar um lugar tranquilo e meditar. Meditar nada mais é do que concentrar o pensamento em algo ou em alguma emoção. E estando concentrado, o indivíduo vê o mundo com mais clareza , em síntese, é ver o real mais real ainda. Meditar antes do trabalho, depois do almoço, após levar os pequenos para a escola, todo momento é possível para a meditação. Existem inúmeras maneiras para meditar, experimente escrever no Google a palavra meditação e uma enxurrada de possibilidades vão aparecer. Cada um quer dar uma fórmula para buscar o eu.


Buscar o eu? Sim, buscar o que é entendido como nossa síntese, algo abstrato e único, ou seja, nosso essencial. Ah! Buscar o sentido da vida por meio do eu, assim é dito nos chamados mantras meditativos. Meditar para aclarar, esvaziar- se de si próprio para entender a si próprio, é, amigo leitor, meditar é procurar uma medida certa da vida. Mas estou com uma dúvida: buscar o meu eu? Como? O eu habita nos precipícios do pecado, nas funduras dos erros e corrupções, isto é, o pecado é o habitat do eu. Fechar os olhos para ver o real melhor? Mas o ser humano está sempre com os olhos fechados, o pecado assim fez. O homem vive em uma constante escuridão, querer enxergar melhor o real é apenas ressaltar sua cegueira. Meditar é apenas um correr humano em círculos, um fugir de fantasmas que estão sempre na frente. A busca pelo eu não acontece, pois ele está perdido.


Meditar? Folheie o maior tesouro deixado pelo nosso Deus, a Bíblia. Versículos, passagens, salmos, ah! Como é maravilhoso encontrar um sentido, pois a Bíblia concede sua doce mensagem: um Salvador. Em Jesus está todo o entendimento, o verdadeiro abrir de olhos, a luz que termina com a escuridão. O mundo exige que o eu seja buscado, no entanto em Cristo a vida humana é resgatada. O mundo medita, em Cristo há oração, comunicação com retorno, ou seja, um Deus que age na vida humana. Nossa esperança está no Filho de Deus. Meditação? Busca de sentido? Eu? Tranquilidade? Prefiro ler o salmo 23, versículo 1, ali está tudo o que o ser humano precisa: "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará."




Rev. Artur Charczuk

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page