top of page
Mulher orando

Mensagens

Lágrimas, calmantes naturais

As pessoas podem ser divididas em dois grupos. No primeiro estão aquelas pessoas que dificilmente são vistas chorando. São aquelas que, aparentemente, conseguem dominar ou sufocar seus sentimentos – algo que pode se transformar em uma bomba relógio para a saúde. E, no outro grupo, estão aqueles que choram facilmente. Choram de alegria, choram de tristeza, choram assistindo o filme, choram ouvindo música, choram ao ouvirem um belo poema, choram na apresentação dos filhos na escola. Em qual dos dois grupos você se encaixa?


De uma forma geral as lágrimas são divididas em três grupos: basais, reflexivas e psíquicas. As lágrimas basais são produzidas automaticamente para lubrificar nossos olhos. As lágrimas reflexivas são aquelas que nos aliviam de uma irritação, como fumaça, pó ou ao cortar uma cebola. E as lágrimas psíquicas são produzidas normalmente após um forte estresse emocional, como raiva, sofrimento, aflição, dor ou felicidade extrema. As lágrimas geradas pelas emoções têm uma composição química diferente das demais lágrimas. Elas são compostas por diversos hormônios e proteínas, especialmente encefalina leucina, que é um calmante natural. Ou seja, quando choramos, de nossos olhos brotam calmantes naturais que correm em direção à nossa boca.


Diante desta situação, como cristão, preciso dar graças a Deus pela sua graça e amor, que podem ser experimentados até mesmo em uma triste lágrima que também tem a função de acalmar um coração que sofre. A mão de Deus está por trás de cada detalhe de nosso corpo – mesmo que este já esteja sentenciado ao sofrimento e à morte, pois somos pecadores. Aliás, em um dos versículos mais curtos da Bíblia, João 11.35, há um registro fantástico: “Jesus chorou”. O Salvador também carregou lágrimas em seus olhos diante do sofrimento humano. E, com sua morte e ressurreição, garantiu o perdão e a salvação para vidas que já perderam a conta de quantas vezes choraram em um hospital, no cemitério, no quarto ou na sua Igreja.


Então fica a dica: a mão de Deus está por detrás destas lágrimas que são analgésicos naturais. Consolador é chorar nas mãos de Jesus. Aliás, estas lágrimas estão com os dias contados. O Senhor da nossa salvação prometeu: “Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas” (Apocalipse 21.4). E, quando Deus promete, Ele cumpre. Vem, Senhor Jesus!



Pastor Bruno Serves

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

bottom of page