Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Unges-me a cabeça com óleo

O título acima é trecho do salmo 23, o mesmo foi retirado do versículo 5. O fragmento é muito bonito, porque ele carrega uma bela mensagem para o cristão, aliás, o salmo 23 é lindo e muito usado pelas pessoas. O Espírito Santo o concedeu para o rei Davi, para edificação e consolo. Mas é interessante olharmos para a palavra unges-me, bem provável que ela foi retirada no dia em que Davi foi coroado. Pois quando o rei assumia o trono, sobre sua cabeça era derramado óleo perfumado e o ambiente ficava cheio do mesmo perfume. Isso era uma grande honra para o rei. Também o ungir acontecia nos grandes banquetes, onde o convidado poderia ter sua cabeça molhada com óleo como sinal de hospitalidade.


Podemos voltar nossos olhos para o meio pastoril, na relação do pastor com o seu rebanho. O óleo era passado na cabeça das ovelhas para proteção, porque os olhos, ouvidos e narinas são locais propícios para o ataque dos insetos. Com isso, toda a cabeça da ovelha era ungida pelo pastor. Também o termo pode indicar satisfazer, receber boas notícias, aumentar, ficar forte, fertilidade, locais férteis, em síntese, vemos que todos os significados levam para pastos especiais, para pastos verdejantes, para a fartura. Para a fartura que está no sacramento, alimento diário do cristão. Para a restauração da fé e o fortalecimento do seguidor de Jesus diante das intempéries da vida.


Cada dia é coberto pela misericórdia de Deus, a cabeça do ser humano é coberta pelo óleo do perdão, da salvação e da vida eterna. Embora o ser humano carregue fraquezas e tropeços, o grande amor de Deus não se desvia dele, pelo contrário, Deus o chama para voltar para o seu lar de origem, para o seu aprisco de origem, isto é, estar perto de Deus, com Deus. O sacrifício do Filho de Deus ungiu a cabeça da humanidade. Da cruz verte os mais preciosos perfumes, onde os mesmos são oferecidos para a fraca fé do ser humano. Por isso, leitor (a), é na fé que encontramos o sustento para nossas vidas. Jesus, o Bom Pastor, vem até nós e lava nossas cabeças com sua compaixão e misericórdia. Em Jesus está a maior honra, hospitalidade, fartura, acolhimento, proteção, etc. O Senhor é o meu pastor, Jesus é o meu pastor; Jesus unge minha cabeça com óleo. Sim, como é maravilhoso estar debaixo da proteção do Senhor Jesus Cristo. O bom pastor que unge nossas vidas.



Rev Artur Charczuk

0 visualização
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados