A vida é repleta de situações desagradáveis. Os atritos. As brigas. Os desentendimentos. As discussões cheias de raiva. A reação natural é reagir. É gritar. É erguer o tom de voz. É apontar o dedo. É revidar com violência. Estamos cansados de assistir este roteiro de ação e reação.
Neste jogo de ação e reação, há algo diferente. Inesperado. Quando todos esperam gritos de raiva, eis que surge um silêncio ensurdecedor. Quando todos esperam um dedo apontado, eis que surge uma mão a oferecer ajuda. Quando todos esperam um tapa, eis que surge um abraço. É desconcertante. É incompreensível. É divino! “Mas façam como dizem as Escrituras: ‘Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha’. Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12.20-21).
Ser cristão é desafiador. É muito mais do que sentar em um banco de igreja. É crer e ser transformado. É viver o amor de Jesus principalmente diante dos atritos da vida. É pagar o mal com o bem. É ser diferente neste jogo de ação e reação. É semear o amor onde só há rancor e ódio. Afinal, é exatamente assim que Jesus nos ama. “Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo” (Romanos 5.10).
Jesus é Deus que ama. Ama os errados, os inimigos. Com seu perdão transforma e reconstrói relacionamentos. Com sua Palavra nos ensina a promover a reconciliação. Totalmente dependentes da sua graça e do seu amor, somos desafiados a ser diferentes diante dos atritos no trabalho, em casa, na sociedade. Vencer o mal com o bem. Semear o amor onde há rancor. Crer, viver e testemunhar.
Então fica a dica: o amor de Jesus nos impulsiona a quebrar este jogo de ação e reação nos atritos da vida. Quando alguém esperar um tapa, ofereça um aperto de mão. Quando alguém esperar um grito, ofereça um silêncio ensurdecedor. Quando alguém esperar o ódio, ofereça amor. O amor de Jesus. Incondicional. Salvador. Transformador. Um amor que impulsiona a reconstruir relacionamentos.
Pastor Bruno A. K. Serves
Comments