Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Somos argilas nas mãos de Deus

A argila é uma rocha sedimentar, ou seja, que é consolidada. É um material natural e de origem mineral. Ela é extraída do solo ou subsolo, nas chamadas jazidas ou barreiros. Ela possui algumas características: um tipo é mais fina e plástica, enquanto o outro tipo é mais grosseiro e de difícil trabalho. De acordo com a sua composição, a argila tem algumas cores: branca, laranja e cinzenta. Outra caraterística é a sua plasticidade, ela pode ter diferentes formas de acordo com a vontade de que a manipula. Ela pode ser modelada na roda do oleiro ou apenas por mãos. Quando a argila é amassada é muito importante ser adicionado um pouco de água, assim é possível buscar uma forma homogênea. Mesmo sendo seca e antes de ser queimada, ela pode ser novamente trabalhada com um pouco de água. Após ser queimada, ela se torna impermeável.


O oleiro, o que trabalha com argila para criar objetos, precisa de alguns elementos para exercer sua profissão: argila misturada com água; roda do oleiro, instrumento utilizado pelo oleiro para produzir peças de argila; óleo para não danificar o que produz; forno para queimar e tornar suas criações resistentes e o próprio calor que o forno produz. O resultado final é o que conhecemos como vaso. Vale lembrar que Jesus utilizou barro para curar um cego, enquanto que os homens criam com o barro, argila, Jesus usa a criação para manifestar a ação de Deus na humanidade pecadora. Mas olhemos para Isaías 64. 8: “Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.” As mãos de Deus, mãos que dão forma para a fragilidade humana, para nossa fragilidade. O ser humano é um pedaço de barro sem forma, jogado nas intempéries do pecado e da escuridão, assim é a nossa natureza, sua origem é disforme e agressiva.


Mas nosso Deus, o Oleiro, não nos deixa assim, ele vem até nós para nos dar acolhida, para dar para forma para nossas vidas. Tanto que ele entregou seu amado Filho para oferecer para a humanidade as formas do perdão, salvação e vida eterna. A vida humana é uma grande argila, onde Deus dá a forma que ele deseja, o que ele acha melhor para cada um de nós. O homem é obra máxima de Deus em Cristo Jesus, somos retirados dos solos ou subsolos da pecaminosidade e perdição, somos a argila grosseira e de difícil manipulação. Mas somos cuidados e moldados pela a vontade de Jesus Cristo. Jesus abençoa o homem com suas formas e moldes, sim, mas no final não temos uma forma acabada de um vaso, a ação de Cristo é contínua em nós, somos continuamente argilas nas mãos de Jesus, encharcados pelas águas do perdão, salvação e vida em abundância. Em Cristo somos impermeáveis.



Rev. Artur Charczuk

0 visualização
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados