Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Sabedoria e prudência

As amêndoas da sapucaia são muito apreciadas pelos animais silvestres, e especialmente macacos.


Um fato curioso envolve os macacos e a fruta, que é também conhecida como cumbuca-de-macaco ou marmita-de-macaco.


Segundo contam vários estudiosos, o macaquinho novo, quando se depara com uma sapucaia aberta e cheia de amêndoas, vai enfiando a mão na cumbuca para pegar um punhado delas.


Quando tenta retirar a mão de dentro, ele não consegue ou se machuca, pois sua mão cheia de amêndoas não passa pela estreita abertura da sapucaia.


O macaco velho não age assim. Com a sabedoria de quem aprendeu se machucando, ele usa as pontas dos dedos para retirar as amêndoas, uma a uma, enquanto vai comendo.


Daí origem do ditado: “Macaco velho não põe a mão em cumbuca!”


A Bíblia diz: "O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena". (Provérbios 22.3).


Ser cristão no mundo de hoje exige sabedoria e Prudência. Sabedoria que vem pelo estudo da Palavra de Deus, e prudência que vem pela fé.


O diabo tem usado muitas estratégias para afastar os cristãos da certeza de que a Salvação é pela fé em Jesus, que morreu na cruz, e nos perdoou.


Através de "ideias novas" e "pensamentos diferentes", e por causa da curiosidade, muitas vezes caímos na armadilha de achar que podemos fazer o que bem entendemos, ou aceitar comportamentos fora do padrão bíblico, como normais.


Deus não muda, sua Palavra não muda. O que era pecado lá no Antigo Testamento, continuou sendo pecado no Novo Testamento, e é pecado hoje.


Portanto, sejamos sábios para entender que a vontade de Deus é nos salvar e perdoar em Jesus. E sejamos prudentes, para que pela fé, não caiamos em ventos de doutrinas falsas, ou queiramos viver como o diabo gosta.


“Macaco velho não põe a mão em cumbuca”.




Pastor Claudio Schreiber

10 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados