Rugas e Cabelos Brancos

O Brasil, que já foi considerado um país cheio de jovens, agora está envelhecendo. E isto traz preocupações tanto para o Estado, que precisa prestar assistência a uma população idosa, quanto para a própria pessoa, que começa a sentir o desgaste da vida e o peso da idade.


É interessante notar o temor que há neste processo biológico de envelhecimento: o receio dos primeiros cabelos brancos, as diversas dores, as medicações constantes. Nesta semana, por exemplo, a justiça holandesa deu perda de causa a um homem que pediu legalmente a redução da sua idade de 69 anos para 49 anos. Ele alegou estar muito bem de saúde física e mental e que a sua aparência é de alguém 20 anos mais novo do que a sua data real de nascimento. O holandês Emile Ratelband alegou que, com 69 anos, ele não tem mais oportunidades de emprego e que as mulheres não se interessam mais por ele, mas que com 20 anos a menos, tudo seria diferente.


Não há como negar que o envelhecer pode, sim, trazer alguns sofrimentos. A própria Palavra de Deus fala sobre isto, como por exemplo, no Salmo 90.10:

“Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições”.


Precisamos ver o envelhecer também como uma grande bênção de Deus. O que para muitos é motivo de vergonha, como parece ter sido o caso daquele senhor holandês, pode ser apreciada com alegria, como diz Provérbios 20.29:A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos”.

Sim, o cuidado de Deus, o perdão de Jesus e a presença do Espírito Santo, desde o Batismo, podem ser vistos nos cabelos brancos, nas rugas e nas diversas marcas que a vida impôs ao longo de tantos aniversários. Por trás de cada marca deixada pela vida está uma experiência vivida e nela, a certeza do Salvador presente em dias maus e bons. Sempre. Desde a primeira infância até os dias de rugas e cabelos brancos. Afinal esta é a consoladora promessa de nosso Deus em Isaías 46.3-4:

“Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidei de vocês. E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos”.  

Então fica a dica: envelhecer é uma bênção de Deus. Mesmo que a terceira idade carregue consigo sofrimentos e privações, celebre o cuidado e a salvação de Jesus. Olhe-se no espelho e veja o Salvador presente em cada ruga, cabelo branco e marcas da sua experiência da vida. Desde o Batismo até a eternidade, Ele é contigo!




Pastor Bruno A. K. Serves

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2021 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados