Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Onde está o cordeiro?

Texto Base: Gn 22.1-18

Existe um velho ditado de um autor desconhecido que diz: “O ouro só se torna precioso se passar pelo fogo”. Sabemos que o ouro quando retirado do solo nunca é como nós o conhecemos, cheio de brilho, beleza, preciosidade e de grande valia. Para estar assim somente o processo de purificação pelo fogo que o deixa em perfeitas condições.

A vida cristã não é diferente, por isso que este ditado se aplica muito bem. As provações são como fogo sobre nossa vida para nos fortalecer, purificar, e nos deixar mais brilhantes e assim melhor cumprir nossa missão, principalmente no serviço para o qual fomos chamados.

Abraão foi um homem que Deus chamou para cumprir com uma missão. Deus o faria pai de uma grande nação. Sua descendência se tornaria mais numerosa que as estrelas do céu. No entanto, Deus prova Abraão em diversos momentos da vida. E o mais conhecido foi quando ele pediu o seu único filho para que o sacrificasse. Talvez Abraão tenha pensado: essa foi demais, será que vou conseguir? Mas o texto nem mesmo diz que Abraão tenha questionado, ele simplesmente vai até o local, e sem murmurar, faz aquilo que Deus o pede. No exato momento que ele vai sacrificar seu filho, o Anjo do Senhor pede para ele parar e assim providencia o cordeiro para o sacrifício. O interessante que ao olharmos o original do qual o texto foi escrito, vemos que este Anjo do Senhor é o próprio Cristo que aparece a Abraão. Jesus vai a Abraão para mostrar que ele providencia o substituto e que mais a frente ele seria o nosso substituto. O acontecimento de Abraão deve nos fazer lembrar que Ele, Jesus, conhece as nossas dores, e que ele providencia todo o necessário para a nossa vida.

Deus por diversas vezes prova o seu povo, muitas vezes e de diversas maneiras que não cabe a nós dizer estas são e estas não são provações de Deus. Cabe a nós em silencio e oração perceber o agir de Deus em tudo o que acontece em nossa vida. Não cabe a nós dizer também que Deus está nos provando para assim merecer o céu, nem mesmo disser que o sofrimento é a mão de Deus punindo o pecador por aquilo que fez.

Se hoje somos provados, e muitas vezes a provação é um sofrimento, é simplesmente para nos deixar mais fortes, fortalecer a fé em Deus, e nos preparar para melhor cumprir nossa missão com humildade, amor e dedicação.

Ao passarmos por alguma provação que possamos nos questionar como fez Isaque: Onde está o cordeiro? Este cordeiro é Jesus, e Ele esta ao nosso lado nos sustentando em meio as dores e provendo tudo aquilo que precisamos para a nossa vida. Este cordeiro de Deus nos sustenta hoje pela Palavra e pela Santa Ceia. Por isso quando sofremos é momento de buscar ouvir a Palavra de Deus, participar da Santa Ceia, quando possível, para que este Cordeiro que Deus preparou possa nos fortalecer na fé com forças para o viver diário. Amém!




Rev. Gabriel Boldt

19 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados