Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

O Santo Batismo - Parte III: "Salvação"

A história de Noé e o Dilúvio tem estimulado mentes em todos os séculos. Quadros, filmes, músicas e desenhos animados já procuraram retratar esta dramática história. No entanto, o uso mais importante já feito da história de Noé e o Dilúvio foi quando o Apóstolo Pedro usou o ato salvador de Deus no Dilúvio para explicar o poderoso ato salvador de Deus no Batismo!


Inspirado pelo Espírito Santo, assim escreveu o Apóstolo: "Nos dias de Noé, poucas pessoas, apenas oito, foram salvas através da água. O Batismo, que corresponde a isso, agora também salva vocês" (1Pedro 3. 20-21).


As Sagradas Escrituras, de Gênesis ao Apocalipse, falam de como a rebelião humana contra Deus traz destruição e morte (Gênesis 3, Romanos 2.5 e Apocalipse 14.10). Porém, da mesma forma que apontam para a ira de Deus contra o pecado, as Escrituras também revelam a Graça e a Misericórdia de Deus para com seus filhos.


Na história de Noé vemos que a forma de Salvação dada por Deus estava à disposição de todos. O SENHOR não fez planos arbitrários para salvar uns e condenar outros. Todos poderiam ser salvos. No entanto, assim como o ato gracioso de Salvação de Deus que nos é dado hoje no Santo Batismo, a ideia de construir uma arca deve ter soado para os contemporâneos de Noé como uma imensa bobagem. Mas, como o relato bíblico mostra, do início ao fim Deus era a fonte de segurança para Noé e sua família, e assim, as águas do dilúvio livraram Noé do velho mundo dominado pelo pecado e o trouxeram ao novo mundo, dado novamente por Deus.


Tal como nos dias de Noé, Deus continua a providenciar uma arca especial, grande o bastante para todos os pecadores, que os carregará em segurança através de todos os seus juízos contra um mundo mau. Embora isso possa surpreender a algumas pessoas, o Apóstolo Pedro, explica claramente onde essa nova arca flutua hoje: "O Batismo agora também salva vocês!".


Nas águas do Santo Batismo, Deus mais uma vez liberta o ser humano e leva-o para dentro da nova criação, que Cristo traz. Afinal, "Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador" (Tito 3. 5-6).



Rev. Helvécio José Batista Júnior


16 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados