O descanso que Jesus dá!


Mateus 11.25-30

Há diversas coisas em nossa vida que nos cansam. Às vezes são situações em nosso trabalho que geram algum cansaço físico, às vezes são situações na família, as vezes cansamos em lutar por pessoas que não reconhecem o nosso esforço.

No entanto Jesus em nosso texto arremete para um outro tipo de cansaço. Talvez alguns de nós aqui assim estão se sentindo. Este é o cansaço em querer fazer algo para agradar ou cumprir a Lei de Deus.

Então Jesus fala aos seus seguidores, ele diz que Deus Pai o enviou para revelar algo que muitos humildes não sabiam. E quando ele fala em humildes ele não está falando das pessoas podres, sem instrução. Mas àqueles que já estão cansados de lutar, e quanto, mais lutam mais carregados de pecados eles se sentem. Ou seja, a insana ideia de tentar agradar e cumprir 100% os mandamentos de Deus. Pois isso cansa, e gera um sentimento de pequenez, diante da perfeição da Lei de Deus.

Paulo em uma de sua epístolas confessa: “O bem que quero fazer esse eu não faço. Maldito homem que sou!” Jesus considera esses de humildes.

E aí entra o evangelho que vocês precisam guardar no coração, Deus vendo a desgraça humana, vendo a nossa pequenez revela em uma pessoa o modo que ele agiu com os piores pecadores. Ele revelou a sua face na pessoa de Jesus, algo que já estava escrito, que não era revelado, Jesus veio mostrar a nós com sua vida e morte como Deus age com os pecadores.

Por isso queridos, Jesus revela o seu amor a todos nós, e quer mostrar que os humildes que são fracos e falhos que pra eles também há salvação. Jesus quer mostrar para os oprimidos pela Lei, que já tentaram fazer de tudo que quem tira o fardo pesado não somos nós, mas ELE.

Por isso ele diz um dos versículos mais consoladores da bíblia: “Vinde a mim, vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontraram descanso. (Mt 11.28.29). Jesus espera o pecador de braços abertos para os aliviar e tirar toda culpa, medo e opressão, este que a Lei acusou, julgou e matou, Jesus quer dar alívio!

No versículo 30 Jesus encerra seu discurso lembrando: Os deveres que exijo de vocês são fáceis e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. Jesus quer mostrar a nós que ser um seguidor, não é agora viver dentro de uma bolha, nem mesmo começar se policiando pela lei. Senão de nada tinha valido, estaríamos presos de novo na Lei. Jesus quer disser que este fardo é muito mais leve do que ser oprimido pela lei, que acusa, julga e mata.

O leve fardo que Jesus dá poderíamos dizer que seja talvez a perseguição, as chacotas que iremos sofrer por sermos seus seguidores.

Queridos, quando se sentir fraco e oprimido, lembre-se de Jesus. Quando se sentir cansado e sobrecarregado pela Lei, foca em Jesus! Confie no que ele fez por você, foi especialmente por você. E quando se sentir cansado também pelas lutas, sofrimentos físicos, perseguição, doenças, ou qualquer tipo de tristeza, se agarre em Jesus. Ele, somente ele, pode te dá o descanso que todo o ser humano precisa. Saber dessa certeza, é deitar e relaxar no colo desse amoroso Deus, que revelou a nós a forma mais carinhosa e doce de um Deus agir com os pecadores. Reflita sobre isso. Amém.




Rev. Gabriel Boldt

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo