top of page
Mulher orando

Mensagens

O critério dos fariseus

II Coríntios 10:12 – Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.


É extremamente fácil para as pessoas que levam a religião a sério, julgarem amigos, parentes e até mesmo membros de sua igreja que, do ponto de vista delas, parecem não ser bastante diligentes e zelosos em sua caminhada com Deus. Essa era a doença dos fariseus, embora o problema exista com certeza na igreja moderna.


Lamentavelmente, uma atitude como essa é fatal para a religião. A escritora Ellen White mostra que a satisfação das pessoas com suas próprias definições de ortodoxia e realizações religiosas cria uma “atmosfera de crítica egoísta e estreita [que] sufoca as nobres e generosas emoções, fazendo com que os homens se tornem egocêntricos juízes e mesquinhos espias” (O Maior Discurso de Cristo, p. 123).


Eis uma armadilha na qual é fácil de se cair, especialmente porque os que assim procedem geralmente são sinceros em suas crenças e zelosos em sua vida religiosa.

Parte do problema é que eles parecem estar mais preocupados com o que os outros estão fazendo, ou pensando, ou comendo, do que com o seu próprio desenvolvimento espiritual. Em consequência disso, quando leem a Bíblia ou qualquer escrito inspirado, acham que essa passagem se aplica a seu esposo ou esposa, e que aquela passagem se aplica a seu pastor, que obviamente (do seu ponto de vista) não está agindo certo. Conforme a autora observa, as próprias realizações deles tornavam-se a norma pela qual julgavam os outros. “Revestindo-se das vestes da própria dignidade”, sentavam-se na “cadeira de juízes para criticar e condenar.” – Ibidem.


Mas esse “modo de pensar” ou esses “mesquinhos espias” não conseguem compreender a veracidade do argumento de Paulo em Romanos 1 a 3. No primeiro capítulo, o apóstolo observa que os gentios são pecadores. Todos os judeus metidos a santos rapidamente diriam amém a isso. Mas a seguir, no capítulo dois, Paulo mostra que os judeus estão na mesma condição perdida. No capítulo 3 ele adverte que todos pecaram e precisam do sangue justificador de Cristo.


Moral da história para todos os mesquinhos espias: Cuidem de sua própria vida.

Façamos isso no dia de hoje e oremos agora:


Senhor Deus: Somente Tu és perfeito. Somos completamente perdidos sem a Tua graça. Por favor, arranca de nós esse desejo errado de julgar e condenar os outros, ou medi-los pelo nosso próprio entendimento. Por favor. Em nome de Jesus, amém!


Pr. Amilton Menezes

 
 
 

コメント


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Contate-nos

Rua Ubiratan Telesca Filgueiras, 260. Bairro Triângulo. Canguçu/RS - 96600-000

Tel: (53) 9.9901-4822

Email: contatopensenissoteologica@gmail.com

Navegação

Essa iniciativa busca fornecer informações relevantes e fundamentadas nos princípios da Bíblia e nos ensinamentos de Cristo, a fim de fortalecer a fé, a esperança e o amor em Deus.

Dúvida Teológica

Precisa de ajuda com algum assunto bíblico? Preencha o formulário com sua pergunta, e estamos aqui para ajudar!

Métodos de Pagamentos Aceitos

Forma de pagamento

Pense Nisso Teológica - CPF/CNPJ:  101.991.037-20 - Rua Ubiratan Telesca Filgueiras, 260. Bairro Triângulo. Canguçu/RS - 96600-000 - contatopensenissoteologica@gmail.com - Telefone: (53) 99901-4822 Estimativa de entrega 21 dias úteis

© 2024 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados

bottom of page