Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

O antes e o depois dos discípulos de Emaús

Interessante olhar para esses dois homens que estavam indo para Emaús. O evangelho pode ser visto por meio de dois cenários, cenários com a participação deles, os discípulos. Num primeiro momento, logo no início, temos eles tristes, desanimados diante de tudo o que havia acontecido nos últimos dias. Mas Jesus aparece diante deles, eles não reconhecem o Salvador. No entanto, meus amigos leitores, percebam que Jesus inicia o diálogo com eles por meio de perguntas, Cristo queria compreender os rostos tristes dos discípulos, Jesus sabia o motivo, mas ele queria adentrar nos sentimentos daqueles homens. Eles até ficam espantados com Jesus, porque Cristo lança perguntas sobre o que tinha acontecido.

E a caminhada vai acontecendo, como eu mencionei, eles estavam muito tristes, tristes porque esperavam um Messias salvador do jugo romano, não um salvador por meio da cruz. Jesus sabia da falta de entendimento deles, eles não haviam compreendido o propósito de Jesus, claro, sabiam de um Salvador que traria o Reino de Deus, mas o conhecimento deles não estava correto. E Jesus, como Mestre, abriu o conhecimento deles. E eles já estavam próximos de Emaús, convidam Cristo para ficar com eles. Lá, Jesus parte o pão com eles, mas depois desaparece. E os discípulos reconhecem a Jesus! Mas é interessante o que eles falam depois do estar com Cristo, irmãos: eles sentiram o coração arder, isto é, uma alegria invadiu a vida deles, claro, Cristo estava com eles. Agora eles estavam felizes! Antes tristes, agora felizes! Eis a segunda cena do Evangelho. Tudo isso aconteceu porque Jesus conduziu tudo, todo o diálogo durante a caminhada, até o momento do partir o pão.

Aqui também fica uma mensagem para nós, amigos: nossa alegria é concreta quando Jesus conduz nossas vidas. Cristo retira o ser humano da escuridão da tristeza, desânimo, descrença, etc. Jesus é quem nos concede o alimento espiritual necessário para continuarmos com esperança neste mundo. Somente Jesus faz a vida do homem arder em alegria. Embora em pecado, o Filho de Deus deseja conduzir o existir do homem. Os discípulos estavam tristes, Cristo concedeu alegria para eles. Você está triste? Chateado? Cristo oferece alegria, misericórdia, perdão e salvação. Nossas vidas apresentam inúmeras cenas de tristezas, mas Jesus é o único que pode nos dar alegria, somente Jesus é capaz de fazer a vida do homem arder.



Rev. Artur Charczuk

12 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados