top of page
Mulher orando

Mensagens

Foto do escritorPENSE NISSO Teológica

Ninguém vai escapar

João 5:24 – Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a Minha palavra e crê nAquele que Me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.


Como, perguntam alguns, podemos nós, os cristãos, comparecermos perante o juízo final, se João 5:24 afirma claramente que já temos a vida eterna e não entramos em juízo? E o que dizer de Romanos 8:1, que alega já não haver nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus? Não provam esses textos que a nossa salvação já está garantida?


Alguns intérpretes acreditam que esses textos provam a doutrina da eterna segurança. Ou seja, uma vez que as pessoas tenham vindo a Jesus e tenham sido justificadas, estão seguras nEle por toda a eternidade. Não existe juízo futuro para elas, pois já foram julgadas.

Essa crença só é verdadeira enquanto mantivermos nossa fé em Jesus. Mas a salvação é mais um processo contínuo do que um acontecimento do tipo “uma vez salvo, salvo para sempre”, que ocorre no momento da justificação inicial. A Bíblia ensina que as pessoas podem cair da graça, que as pessoas podem dar as costas para Cristo e voltar-se para o mundo. Para conservar a certeza da salvação, portanto, as pessoas devem permanecer numa relação pactual com Deus por meio de Cristo.


Um dos ensinos mais relevantes ministrados por Jesus no Sermão do Monte e em outros lugares é o de que haverá um juízo final, até mesmo para aqueles que dizem “Senhor, Senhor” e fazem muitas obras em nome dEle (veja Mateus 7:21 e 22).


Os que negam a necessidade e realidade de um juízo final escatológico para a humanidade, cometem o erro de superestimar alguns ensinos bíblicos e negligenciar outros. O conselho de Paulo é que prestemos atenção a todos os ensinos da Bíblia. Quando procedermos assim, veremos que eles se harmonizam.


Os cristãos verdadeiros nada têm que temer quanto ao juízo final. O propósito do juízo é apenas confirmar perante o Universo que eles estão “em Cristo”, que aceitaram Seu sangue e que, portanto, amam a Deus de todo o seu coração. Verdadeiramente “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.


Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:


Grande Deus e Pai: Confio na Tua graça. Confio na Tua justiça. Confio no Teu amor. Toma conta da minha vida, por favor. Em nome de Jesus, amém!


Pr. Amilton Menezes

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page